Briket: Uma banqueta feita a partir de batatas e serragem

Briket: Uma banqueta feita a partir de batatas e serragem

Renaud Defrancesco apresentou a Briket, uma banqueta reciclável feita inteiramente de batatas e resíduos de serragem. Este inovador móvel foi exibido pela primeira vez no Salone del Mobile 2024, onde o designer suíço demonstrou a robustez do material ao sentar e até ficar de pé sobre a peça. Inspirado pela produção de pellets, Defrancesco criou a Briket com a intenção de que ela possa ser completamente reciclada através da queima, aquecendo espaços durante períodos frios.

A banqueta de nove pernas surgiu da pesquisa experimental de Defrancesco sobre diferentes resíduos das indústrias locais. Esta é sua tentativa de recuperar e reutilizar subprodutos descartados, transformando-os em objetos funcionais. Para garantir a viabilidade da combinação de batatas e serragem, o designer suíço colaborou com Anne Bertoncini, realizando cerca de 30 testes para produzir uma banqueta robusta e reciclável.

Para fabricar a Briket, os resíduos de serragem e madeira são comprimidos com batatas, que são outro subproduto produzido em excesso pela indústria alimentícia. Em vez de aplicar pintura ou outras características de design, o designer suíço opta por deixar a banqueta em seu estado natural, destacando a materialidade dos ingredientes originais.

Pessoas interessadas em ter uma banqueta Briket podem produzi-la diretamente em locais onde há abundância de resíduos de madeira, como serrarias, marcenarias e oficinas que lidam com grandes quantidades de madeira.

“Tudo o que é necessário é uma prensa para fabricar as banquetas no local, dando uma segunda vida aos resíduos de madeira antes de seu terceiro e último uso como combustível”, explica Defrancesco.

Para Renaud Defrancesco, resíduos como batatas e serragem podem ganhar uma segunda vida como móveis recicláveis, com a possibilidade de serem usados como lenha. A banqueta Briket foi exibida no Salone del Mobile 2024 pela primeira vez na exposição “Out of the Woodworks”, organizada pela galeria suíça NOV. A série de projetos apresentados visa destacar e valorizar o papel atual da madeira no mundo material. Para saber mais, clique aqui.

Compartilhe esse artigo: