Algumas boas notícias: Os conteúdos positivos no nosso duro dia a dia

Um dos grandes desafios, que tenho ouvido de muita gente ultimamente, está no bombardeio de informação. Já vivemos em uma “Era da Informação”, mas com a pandemia rondando nosso planeta, é normal o jornalismo se colocar como uma “disseminador” de más notícias. Não o culpo, afinal, o papel do jornalismo é informar. Mas, realmente, tem momentos em que cansa. Principalmente quem trabalha com conteúdo, que é o nosso caso, é impossível não ser impactado por números de infectados e outras tantas notícias tristes.

A boa notícia é que tenho visto gente reverberando… boas notícias. Isso mesmo, tem gente que percebeu essa overdose de notícias ruins e está buscando alegrar um pouco o nosso dia. Por exemplo, o ator e diretor John Krasinski (“The Office” e “Jack Ryan”) acaba de lançar no YouTube o programa “Some Good News” (“Algumas Boas Notícias”, em tradução livre). Nas palavras de Krasinski, “há anos me pergunto: por que não há um programa de notícias dedicado inteiramente a boas notícias?” afirma o ator, vestido como âncora de notícias. Apesar do vídeo já acumular mais de 8 milhões de visualizações e mais de 675 mil inscritos no canal, ele completa: “sou John Krasinski e, se ainda não está claro, não faço a menor ideia do que estou fazendo”.

De uma forma bem amadora — até mesmo para um canal do YouTube —, Krasinski gravou algumas boas histórias, entre elas a de um homem que comprou 100 lagostas no Maine só para ajudar um pescador local. Além disso, o ator também contou com convidados (presentes de forma remota), como o ator Steve Carell, que trabalhou ao lado de Krasinski na versão americana de The Office (seriado que completa 15 anos este ano), e com quem compartilhou alguns momentos sobre a história da série, cenas favoritas e o sucesso da produção americana. Para fechar o primeiro episódio, Krasinski conversou com a jovem Courtney “Coco” Johnson, que recentemente voltou para casa após o seu último tratamento quimioterápico e foi recebida por amigos de forma inusitada (leia aqui — em inglês).

No Brasil, um time de 3 desenvolvedores e 1 designer, apoiados pela ThoughtWorks (consultoria global de software) lançaram o Good News Coronavírus, um website só com boas notícias sobre este momento de pandemia. A plataforma funciona como um agregador de notícias, onde — ao clicar na notícia — você é direcionado para o site original. No último sábado (28), o grupo anunciou que implementou anúncios no site e toda a renda será doada para o combate ao Covid-19.

Por aqui, no InovaSocial, recentemente tomamos a decisão editorial de publicar apenas conteúdos positivos relacionados ao Covid-19. Quando surgiu, em 2016, o nosso site já nasceu tendo como um dos pilares a disseminação de conteúdos positivos e, desde então, tem sido assim. Nos últimos dias temos buscado apresentar conteúdos que ajudem nos desafios do isolamento social, da saúde mental no home office e conteúdos (em formato de listas) para os momentos de descanso. Confira abaixo alguns conteúdos que já publicamos por aqui!

Assine nossa newsletter!

Para conferir em primeira mão os conteúdos do InovaSocial em seu e-mail, assine agora nossa newsletter.
Insira o seu e-mail