Conheça o primeiro autoteste de Covid-19 biodegradável

Conheça o primeiro autoteste de Covid-19 biodegradável

Um estúdio londrino de design criou um conceito de teste para Covid-19 biodegradável, que reduz os resíduos plásticos de uso único, que aumentaram durante a pandemia. Atualmente, a estimativa é de que cerca de 26.000 toneladas de resíduos plásticos relacionados aos cuidados necessários na pandemia poluem nossos oceanos, de acordo com um estudo da Universidade de Nanjing (China), publicado em novembro de 2021. Dentro desse cenário, o ECO-FLO, da Morrama, espera conter esses números.

“O plástico está na linha de frente da pandemia – máscaras faciais, testes rápidos e embalagens de desinfetante”, diz Jo Barnard, fundador e diretor criativo da Morrama. “Com as novas variantes do coronavírus em constante evolução, os testes foram e continuarão sendo uma parte importante de nossa rotina convivendo com o vírus. Na Morrama, fomos inspirados a criar um kit de teste que não contribui para a quantidade de plástico que acaba em nossos aterros e oceanos. E assim nasceu o ECO-FLO.”

O ECO-FLO foi concebido como um kit de teste único que, em vez de depender de swabs nasais, usa uma amostra de saliva — e é tão preciso quanto os demais testes disponíveis.

O kit em si é feito de polpa de papel reciclada, enquanto a embalagem para descarte do teste após o uso é composta por um filme biodegradável. Segunda a Morrama menciona, após descartado, o kit pode se desintegrar naturalmente dentro de 4 a 6 semanas.

“Os testes existentes foram uma reação à ameaça da pandemia e foram realizados em alta velocidade para permitir que mais pessoas fossem testadas. Como resultado, quase não houve considerações sobre a facilidade de uso e o impacto no meio ambiente no processo de produção ou descarte. Agora temos a oportunidade de corrigir esses erros”, afirma Andy Trewin Hutt, Diretor Associado da Morrama.

“Desenvolvemos o ECO-FLO para destacar a necessidade de um design mais sustentável. Projetando-se para futuras pandemias, o ECO-FLO pode oferecer uma opção mais simples, mais acessível e mais sustentável para ajudar a manter as pessoas seguras por meio de testes rápidos, projetados com as pessoas e o planeta em mente.”

Para saber mais, clique aqui e confira as imagens a seguir.

Compartilhe esse artigo: