Havaianas fará primeiro drop NFT e parte do lucro será destinado à Favela Galeria

O NFT ganhou headlines recentes em muitos países, acompanhando a euforia atual do mercado de criptomoedas, mas, no Brasil, o termo está começando a ser disseminado. A sigla – em português “Token não-fungível” (aquilo que não pode ser substituído ou trocado por algo da mesma espécie ou qualidade) -, representa um certificado que funciona como um comprovante de autenticidade e, quando atrelado a um item digital, garante que este pertence, exclusivamente, ao seu portador. O NFT utiliza tecnologia de blockchain, um sistema que permite rastrear o envio e recebimento de informações através da internet e o selo garante que as informações armazenadas nessa cadeia sejam seguras e invioláveis, o que impede os ativos digitais de serem copiados ou falsificados.

Hoje, a Havaianas anunciou que seu primeiro “drop” no NFT será lançado em 12 de maio. As peças da coleção foram feitas em colaboração com o designer e artista Adhemas Batista, que tem, em seu extenso portfólio, trabalhos para a marca começando em 2005. Parte do lucro arrecadado com o leilão será destinado ao projeto Favela Galeria, um museu a céu aberto localizado na zona leste de São Paulo, ao lado de onde Adhemas começou a desenhar antes de iniciar carreira em publicidade. Adhemas Batista fez parte da história da marca, há mais de quinze anos, quando ainda designer em uma agência de propaganda. É dele um dos principais traços que os times que trabalham em criação de shapes e desenhos de coleção se inspiram até hoje. Radicado em Los Angeles, continua a criar para marcas, e, como artista, já cria e comercializa suas criações em NFT.

“O mundo do NFT está vivendo um boom nesse momento. O Golden State Warriors acaba de lançar memorabilia em NFT, Jack Dorsey, fundador do Twitter, leiloou seu primeiro tweet por US﹩2.9 milhão e a Sotheby’s vendeu uma arte em NFT do artista Pak por mais de US﹩16 milhões. Ao mesmo tempo, estamos vendo a moda digital vir com muita força. O que começou com skins nos games, ganhou uma força enorme e já há marcas vendendo apenas roupas e calçados digitais, que podem ser ‘vestidos’ como filtros de Instagram e outras redes sociais. Para Havaianas, que sempre esteve à frente do seu tempo como marca inovadora e global, faz muito sentido participar dessa conversa”, declara Fernanda Romano, CMO da Alpargatas.

Através de cinco artes digitais inéditas, Adhemas conta sua relação com a marca e apresenta o tema da coleção como Felicidade, com artes inspiradas no tema: Happy Feet; A Step to Happiness; Happy Citizen; Happy Spring; Happy Heels . “A minha intenção é trazer um sorriso no meio desse mundo caótico. Não é tentar lutar contra o caos, mas olhar pelo lado otimista e tentar abraçar oportunidades”, afirma Adhemas.

Escolhida pelo próprio artista por ser um projeto da mesma região onde nasceu e cresceu, a Favela Galeria receberá 7% do lucro líquido arrecadado por Havaianas neste leilão. Adhemas também doará seu cachê à mesma instituição. Localizada em Vila Flávia, no bairro São Mateus, zona leste da capital, a galeria de arte a céu aberto reúne e conta com a mobilização de coletivos, ativistas e moradores.

A arte na comunidade é também uma forma de elevar a autoestima dos moradores da região. Para tanto, são retratados personagens locais pelas paredes do bairro. Hoje, o objetivo da Favela Galeria é ser reconhecida oficialmente como um dos roteiros culturais da cidade de São Paulo; e, com isso, no desenvolvimento da economia local.

O leilão acontece da coleção digital Felicidade acontece no dia 12 de maio, através da plataforma fountation.app, e terá duração de 24 horas. Os lances não possuem restrição geográfica, até pela natureza das criptomoedas – no caso, Ethereum é a moeda da plataforma – e poderão ser realizados de todo o mundo.

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Créditos: Imagem Destaque – Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock

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