Como empresas podem avançar na inclusão das pessoas com deficiência

Como empresas podem avançar na inclusão das pessoas com deficiência

Um dos maiores desafios da agenda ESG é a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Muitas empresas ainda acreditam que basta abrir vagas e contratar perfis diversos. Esquecem-se de que é preciso criar um ambiente verdadeiramente empático, com espaço para trocas, acolhimento das diferenças e combate a eventuais crenças limitantes de outros colaboradores, além de planos de carreira que não deixem ninguém para trás. Por isso, o Instituto Serendipidade e a ASID Brasil (Ação Social para Igualdade das Diferenças), com apoio da Exec Consultoria, promovem o 1º Summit “Inclusão como Solução: Estratégias e Práticas Inclusivas para Inovar”.

Voltado principalmente para o mundo corporativo, o evento, totalmente gratuito, digital e acessível (libras, audiodescrição e legendas closed caption), apresentará, no dia 1º de abril, das 9h às 17h, exemplos concretos de empresas que já trilharam o caminho da inclusão. Executivos do McDonald’s, L’Oréal, Cielo, entre outros, vão compartilhar, no canal do YouTube do Instituto Serendipidade, suas dificuldades e vitórias até atingirem seus cases de sucesso. Pessoas com deficiência dividirão seu expertise com depoimentos sobre suas jornadas. Especialistas comentarão cada apresentação, e o público também poderá participar.

“A ideia é ser um evento prático, com ferramentas para que o universo corporativo possa entender a inclusão e aplicá-la no dia a dia. A inclusão não tem que ser vista como problema, mas como solução”, diz o empreendedor social Henri Zylberstajn, fundador do Instituto Serendipidade. Para Isabela Bonet, diretora executiva da ASID Brasil, não há mais tempo para estagnação. “O capacitismo é muito presente. Precisamos de atuação sistêmica e profunda para que haja mudanças de fato e para garantir a visibilidade da pessoa com deficiência”, diz.

Já Marcelo Ribeiro dos Santos, sócio da Exec, patrocinadora do encontro, lembra ainda que a inclusão traz benefícios para todos. “Quando as pessoas somam em suas diferenças, criam soluções para o bem coletivo, gerando mais inovação, mais resultados, mais felicidade e bem-estar no trabalho”.

As apresentações serão divididas em três temas. No primeiro painel, sobre empregabilidade, um dos convidados é Daniel Poli, Head de Sustentabilidade, Diversidade e Responsabilidade Social da Cielo. Ele falará sobre as melhores práticas para promover acesso a oportunidades de desenvolvimento iguais dentro das companhias. Leandro Corrêa, gerente de Gente, Diversidade e Inclusão do McDonald’s, também contribuirá para o debate sobre a construção de um plano de carreira para a pessoa com deficiência. No pilar de comunicação e representatividade, Márcia Silveira, diretora de comunicação da L’Oréal, exibirá o case de Maju, primeira modelo com síndrome de Down que se tornou embaixadora da empresa no Brasil.

No encerramento, também está presente Fernando Simões, da Bemtevi Investimento Social, que destaca o protagonismo que pessoas com deficiência, como Guilherme Bara, fundador da MAC Consultoria, terão no Summit.

Para conferir a programação completa e se inscrever no 1º Summit “Inclusão como Solução: Estratégias e Práticas Inclusivas para Inovar”, clique aqui.

Campanha Nós Empreendemos - Vídeo 1 - Introdução ao empreendedorismoCampanha Nós Empreendemos – Vídeo 1 – Introdução ao empreendedorismo
Compartilhe esse artigo: