Quadra de tênis feita com plástico reciclado flutua na Austrália em ação de adidas com Parley for the Oceans

Quadra de tênis feita com plástico reciclado flutua na Austrália em ação de adidas com Parley for the Oceans

A Parley for the Oceans, uma organização ambiental sem fins lucrativos, juntou-se à adidas para projetar e construir uma quadra de tênis feita de materiais reciclados para flutuar acima da Grande Barreira de Corais (localizada ao largo da costa de Queensland, no nordeste da Austrália) em um esforço para aumentar a conscientização sobre os resíduos plásticos em nossos oceanos.

Fundada em 2012 por Cyrill Gutsch, a Parley for the Oceans colabora com uma rede de criadores, pensadores e líderes globais em um esforço conjunto para proteger os oceanos do nosso planeta. Unindo forças com a marca de roupas adidas, a Parley for the Oceans projetou e construiu uma quadra de tênis sustentável em tamanho real no meio da grande barreira de corais. Totalmente construída com materiais reciclados, a estrutura criada para ação tem o objetivo em aumentar a conscientização sobre o descarte de lixo plástico em nossos oceanos.

Nos últimos anos, a adidas vem se posicionando publica e comercialmente na luta contra o plástico, buscando formas de reduzir sua pegada ambiental e criar produtos que transformem o lixo plástico em algo mais útil. Em 2015, a empresa usou resíduos coletados dos oceanos como matéria prima para desenvolver seu primeiro tênis conceito, apresentado nas Nações Unidas em Nova Iorque. O cabedal era feito de fios e filamentos produzidos a partir de materiais recolhidos e reciclados, em sua maioria plástico e redes de pesca ilegais usadas em alto mar.

Desde então, a adidas uma linha de roupas e calçados feitos de resíduos reciclados, interceptados em ilhas remotas, praias e comunidades costeiras. O material é coletado pela Parley for the Oceans e sua rede global antes de ser limpo, processado e transformado em um fio que pode ser usado para fazer calçados e roupas esportivas de alta performance e outros tipos de vestimentas.

A primeira geração de produtos adidas x Parley chegou ao mercado em 2016. Desde então, já foram produzidos mais de cinco milhões de pares de tênis feitos de lixo plástico marinho. Para o futuro, a adidas segue explorando novos materiais e pretende extinguir todo o poliéster virgem de seus produtos (onde a alternativa existir) até 2024. As sacolas plásticas foram removidas de todas as lojas da empresa, microesferas de todos os seus produtos de banho e o uso de plástico descartável foi banidos de seus escritórios.

A quadra de tênis que flutuou pelo mar australiano durante a ação sediou partidas entre algumas das maiores estrelas do tênis do país, durante o Aberto da Austrália 2022. Após as partidas, a Parley for the Oceans e a adidas doaram a quadra de tênis para uma escola local de Townsville, cidade localizada na costa nordeste da Austrália, no estado de Queensland.

Ao colaborar com uma das maiores marcas de roupas do mundo, a Parley for the Oceans anunciou o lançamento de uma nova linha de roupas de alto desempenho projetada com plástico reciclado oceânico coletado pela organização ambiental. Inspirada nas cores encontradas na Grande Barreira de Corais, a linha de roupas e tênis da adidas será lançada em 2022 e marca um passo em direção aos objetivos sustentáveis da empresa. Para saber mais, confira as imagens a seguir.

Compartilhe esse artigo: