Categories Tecnologias SociaisPosted on 28/07/202012/05/20227 ferramentas para quem busca mais foco e produtividade Seja em tempos “normais” ou em tempos difíceis, nós sempre estamos em busca de ferramentas que nos proporcionem mais foco e produtividade. Agora, com muitas empresas e profissionais optando por seguir trabalhando de casa, essas ferramentas, combinadas com soluções que permitem um melhor gerenciamento de equipes e uma melhor comunicação à distância, podem ser mais importantes ainda. Hoje, confira uma seleção especial da redação do InovaSocial com nossas ferramentas favoritas, que nos ajudam a transitar por nossa rotina de trabalho de forma mais eficiente e positiva. É importante lembrar que cuidar de sua saúde mental também é um ponto essencial e que deve ser levado em consideração em sua busca por mais foco e produtividade. Para isso, clique aqui e confira nossa lista de ferramentas para cuidar da sua saúde mental em casa. Temporizadores Cuckoo O Cuckoo que é um temporizador que pode ser usado por um profissional individualmente e também por equipes remotas. Seu uso é muito simples: basta acessar o site e começar a trabalhar (não é preciso nem fazer algum tipo de registro ou login). O timer é dividido em sessões de trabalho e de descanso, que podem ser personalizadas de acordo com sua necessidade e de sua equipe. Uma das opções de configuração envolve a técnica Pomodoro, que consiste em dividir seu tempo de trabalho em períodos de 25 minutos, divididos por pausas de 5 minutos (que, a cada 4 sessões de trabalho podem ser transformados em pausas de 15 a 30 minutos). Clique aqui e saiba tudo sobre o Cuckoo. Forest Outro temporizador que é um dos nossos favoritos é o Forest. Com a missão simples de ajudar os usuários a “manter o foco”, ele ajuda o usuário a gerenciar seu tempo e se tornar menos dependente de seu celular de uma forma divertida e interessante. Ao passar um tempo longe de seu celular, o usuário cultiva árvores virtuais e ganha moeda, que podem ser usadas para ajudar a plantar árvores reais em cinco países da África – Camarões, Quênia, Senegal, Uganda e Tanzânia. Para conferir nosso review completo do Forest, clique aqui. Gerenciamento de Projetos Trello O Trello é uma ferramenta de colaboração que proporciona ao usuário uma visão geral de seu projeto: o que está sendo feito, quem está fazendo e em qual etapa essa tarefa está. A plataforma é inspirada no método KanBan, que foi desenvolvido pela Toyota como uma forma de ter uma certa flexibilidade e, ao mesmo tempo, manter altos os níveis de produção. Com uma usabilidade simples e intuitiva, o Trello pode ser uma forma útil de gerenciar projetos com sua equipe, seus fornecedores ou até mesmo individualmente. No blog oficial da plataforma ainda é possível aprender mais e descobrir novas formas de utilizar a ferramenta – para conferir as dicas, clique aqui. Trello – Um guia rápido Anotações & Organização Diária Evernote A experiência de uso do Evernote pode variar muito de pessoa para pessoa, mas sua grande vantagem é o fato de que ele pode ser um simples “agregador” de anotações rápidas do dia a dia, como também pode ser uma ferramenta de trabalho extremamente detalhada e organizada. Nele, é possível criar cadernos que armazenam anotações específicas para cada assunto, evento ou momento de sua rotina (que podem ir até de anotações de reuniões de trabalho e organização das tarefas diárias, até gerenciamento das refeições da semana ou de seus cuidados com a pele). Na área de Ajuda & Aprendizagem, o usuário pode explorar as funcionalidades da ferramenta e ainda descobrir novas formas de trabalhar com ela – como a utilização de modelos e dicas para organizar notas, cadernos e etiquetas. O Evernote pode ser acessado através de um navegador ou do app (disponível para Android, iOS e desktop), onde todas as anotações podem ser sincronizadas em tempo real. A ferramenta possui uma versão gratuita que já é muito útil e completa, mas – caso você queira explorar mais funcionalidades, como colaboração de equipe e acesso offline – é possível assinar o Evernote Premium (por R$ 9,00 / mês) e o Evernote Business (por R$ 24,00 / usuário / mês). Google Keep Se você busca um mural de anotações um pouco mais simplificado, o Google Keep pode ser uma ótima opção. Com ele, é possível criar lembretes, anotações, listas de tarefas, imagens e até gravações de áudio. O Google Keep é gratuito e pode ser acessado na versão web, extensão do Google Chrome e app (disponível para Android e iOS), tudo o que é adicionado à ferramenta é sincronizado em todos os dispositivos. https://www.youtube.com/watch?v=UbvkHEDvw-o Música & Podcasts Spotify A forma como cada pessoa consome conteúdo via áudio enquanto trabalha é algo muito individual. Alguns preferem ouvir white noises e sons da natureza, enquanto outros gostam de trabalhar ouvindo uma playlist com suas músicas favoritas ou até mesmo ouvindo podcasts. Independente da sua preferência, o Spotify é o lugar onde todas essas opções se encontram da forma mais organizada possível. Nele, é possível não só criar uma playlist para momentos diferentes do seu dia e acompanhar seus podcasts favoritos, como também conhecer muitas outras coisas novas – desde playlists muito específicas para quem busca mais foco e concentração, até títulos de podcasts exclusivos da plataforma. O Spotify pode ser acessado na versão web e app (disponível para Android e iOS). A plataforma pode ser acessada gratuitamente, em uma versão com anúncios publicitários. E os planos de assinatura vão de R$ 8,50 / mês (para estudantes universitários) até R$ 26,90 / mês (no plano Família, que dá acesso a 6 contas Premium para familiares que moram no mesmo endereço). Leia também: Qual o melhor gênero musical para ouvir no trabalho e aumentar sua produtividade? __ Créditos: Imagem Destaque – DimaBerlin / Shutterstock Compartilhe esse artigo: