Categories Investimento Social PrivadoPosted on 26/07/201924/05/2022#BanheirosMudamVidas: Neve lança edital para encontrar soluções que ofereçam melhorias ao saneamento básico Como parte dos desdobramentos de seu projeto global Banheiros Mudam Vidas, a marca de papel higiênico e lenços umedecidos Neve, da multinacional americana Kimberly-Clark, está lançando um desafio para projetos de empreendedorismo social com foco no desenvolvimento de soluções na área de saneamento básico. As inscrições poderão ser realizadas neste site, até o dia 25 de agosto de 2019, e serão aceitas participações vindas de todo o território nacional. Os empreendedores que cadastrarem seus projetos serão avaliados por uma equipe multidisciplinar formada por membros do Sense-Lab, da Kimberly-Clark e do Instituto Iguá. O programa irá selecionar os doze candidatos mais promissores para participarem presencialmente de uma oficina em São Paulo, nos dias 8 a 10 de outubro, com custos de passagem e hospedagem financiados por Neve. Essa será a última etapa do processo seletivo, que irá escolher apenas entre 8 e 10 iniciativas para passar por uma aceleração de 5 meses com mentores especializados, incluindo workshops presenciais e reuniões periódicas. Ao final do processo, todos serão avaliados por uma banca de profissionais do setor que irá premiar os quatro grandes finalistas com um capital-semente de R$ 50.000,00 cada e mais seis meses de mentoria adicional. Os critérios de seleção serão: maturidade da iniciativa (estrutura e dedicação da equipe, resultados prévios, protótipos e pilotos executados, entre outros), capacidade de entrega dos resultados sociais e financeiros (impactos, modelo de negócio, propósito e proposta de valor). “A falta de saneamento básico é um problema sério que atinge milhões de pessoas no Brasil e sabemos que, para conseguirmos mudar este cenário ainda precário no país, o envolvimento do setor privado também é relevante. Nós, da Kimberly-Clark, acreditamos que podemos incentivar o processo de melhoria das condições de vida da população nas comunidades nas quais estamos inseridos. Nesta nova etapa do projeto queremos usar a força da marca Neve para multiplicar os impactos e acelerar soluções que podem mudar esta realidade”, destaca Patricia Menezes, Diretora de Family Care da Kimberly-Clark. A origem do projeto se deve a uma triste realidade. Segundo dados do Instituto Trata Brasil, de 2018, cerca de 100 milhões de pessoas no Brasil não possuem coleta de esgoto, quase metade da população brasileira (47,64%). Dessas, 13 milhões são crianças e adolescentes, sendo que 3,1% delas não apresentam sequer um sanitário em casa. Com base neste cenário, Neve reforça seu comprometimento em mudar esta realidade e conscientizar as pessoas sobre a causa em mais um desdobramento da iniciativa Banheiros Mudam Vidas. Segundo dados do Instituto Trata Brasil, menos da metade (45,1%) do esgoto gerado no Brasil é tratado, sendo o restante descartado irregularmente no meio ambiente, impactando negativamente a saúde e agravando quadros de doenças como diarreia, febre amarela, leptospirose, malária, esquistossomose e dengue, principalmente. Em 2017, a incidência de internações por doenças como essas foi de 12,46 internações por 10 mil habitantes. Praticamente 35 milhões de cidadãos não recebem água tratada e só 49% das moradias no país são atendidas por redes coletoras de esgoto. No Brasil como um todo, apenas 2.126 municípios (38,2%) informaram ter Política Municipal de Saneamento Básico em 2017. Para conhecer o projeto Banheiros Mudam Vidas, clique aqui. Um banheiro pode mudar vidas? Um banheiro pode mudar vidas? __ Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para [email protected]. Créditos: Imagem Destaque – Valenty / Shutterstock Compartilhe esse artigo: