TEDs que vão te levar em uma viagem pelas possibilidades do futuro da medicina

TEDs que vão te levar em uma viagem pelas possibilidades do futuro da medicina

Já parou para se perguntar como será a medicina no futuro?

Hoje, te convidamos a uma viagem para um futuro possível e próximo*. Assista à nossa seleção de TEDs apresentados por profissionais que têm o pensamento inovador como ferramenta principal em suas rotinas. Quando você se depara com um rim transplantável impresso por uma impressora 3D, quase tudo que é imaginável parece poder ser real.

  • Anthony Atala: Imprimindo um rim humano

O cirurgião Anthony Atala demonstra um experimento em fase inicial que poderia resolver o problema de doadores de órgãos no futuro: uma impressora 3D que usa células vivas para produzir um rim capaz de ser transplantado. Utilizando tecnologia similar, o jovem paciente do Dr. Atala, Luke Massella, recebeu uma bexiga artificial dez anos atrás; nós o conhecemos no palco.


  • Deborah Rhodes: Uma ferramenta que encontra três vezes mais tumores no seio, e por que ela não está disponível para você

Trabalhando com uma equipe de médicos, a Dra. Deborah Rhodes desenvolveu uma nova ferramenta para a detecção de tumores três vezes mais efetiva do que as tradicionais mamografias para mulheres com denso tecido no seio. O potencial para salvar vidas é imenso. Então por que nunca ouvimos falar disso? Rhodes conta a história por trás da criação desta ferramenta, e o emaranhado da política e da economia que não deixa ela ser difundida.


  • Patience Mthunzi: Seria possível eliminarmos o HIV com lasers?

A medicação via oral é uma forma rápida, indolor e normalmente não totalmente eficaz de tratar uma doença. Uma forma potencialmente melhor? Os lasers. Nesta palestra apaixonada, Patience Mthunzi, bolsista TED, explica sua ideia sobre o uso de lasers para levar medicação diretamente a células infectadas pelo HIV. Ainda é muito cedo, mas poderia uma cura estar a caminho?


  • Max Little: Um teste para o mal de Parkinson com uma chamada telefônica

O mal de Parkinson afeta 6,3 milhões de pessoas no mundo, causando fraqueza e tremores, mas não há um modo objetivo de detectar a doença prematuramente. O matemático aplicado e TED Fellow, Max Little, está testando uma ferramenta barata e simples, que através da captura da voz é capaz de detectar o mal de Parkinson com 99% de precisão — através de um telefonema de 30 segundos.


  • Siddhartha Mukherjee: Em breve vamos curar doenças com uma célula, não com uma pílula

Os tratamentos médicos atuais podem ser resumidos em etapas: ter a doença, tomar um remédio e matar algo. Mas o médico Siddhartha Mukherjee aponta para um futuro na medicina que vai transformar a forma como vamos buscar a cura.

* É importante ressaltar que o conteúdo desta publicação é composto por experiências de cunho inspiracional e não devem ser consideradas como sendo iniciativas cientificamente comprovadas, testadas e validadas.

___

Gostou de nossa seleção e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para [email protected]

Compartilhe esse artigo: