Resultados do 1º Mapa de Negócios de Impacto Social + Ambiental

Resultados do 1º Mapa de Negócios de Impacto Social + Ambiental

Nesta segunda-feira (12/06), a Pipe Social apresentou os primeiros resultados do 1º Mapa de Negócios de Impacto Social + Ambiental em um evento em São Paulo. Como já havíamos adiantado em dezembro, o censo é uma iniciativa da Vox Capital, venture capital especializado em inovação social, em conjunto com a Pipe Social, uma vitrine virtual de negócios sociais. O InovaSocial teve acesso aos primeiros resultados, que contou com a participação de 40 atores do ecossistema nacional, entre eles o patrocínio da Força Tarefa de Finanças Sociais, Itaú e o CiEB – Centro de Inovação para a Educação Brasileira. Como base de análise, o censo mapeou 579 negócios brasileiros, que resultaram nos seguintes insights:

  • 70% já estão formalizadas, ou seja, são empresas constituídas;
  • 40% têm menos de 3 anos de fundação;
  • 90% têm equipe própria acima de dois funcionários, sendo 19% equipes com mais de dez funcionários;
  • 20% têm apenas mulheres como fundadoras e 58% possui apenas homens como fundadores;
  • 63% dos negócios estão situados na região sudeste (43% no Estado de São Paulo), seguido pelas regiões Sul (20%), Nordeste (9%), Centro Oeste (3%) e Norte (3%).

Uma das questões analisadas pelo censo foram as áreas de impacto. Foi perguntado para os entrevistados “qual problema seu negócio resolve no mundo?”. Na liderança dos temas está Educação, com 38% de respostas, seguido por Tecnologias Verdes (23%), Cidadania (12%), Saúde (10%), Finanças Sociais (9%) e Cidades (8%).

01-infografico-resultado-mapa-negocios-impacto-social-inovasocial

O Mapa de Negócios de Impacto Social também identificou o modelo de negócio dos entrevistados. Neste quesito foram utilizadas respostas múltiplas, mostrando que 52% dos entrevistados são modelos B2B, 52% também afirmaram ser B2C, 42% respondeu atuarem no modelo B2B2C, ou seja, empresa > empresa > consumidor. Já 27% atuam no cenário B2G, com modelo direcionado ao governo, e 9% se classificaram como C2C. 6% dos entrevistados não souberam responder a pergunta.

Renda, monetização e captando investimento.

Outra mapeamento interessante, ainda focado no modelo de negócio, é a forma de monetização. 44% dos entrevistados afirmaram usar a venda direta única como modelo principal do seu negócio. Seguido de 43% com venda direta recorrente, 34% por assinatura e 19 com publicidade. O formato de monetização como SAAS (software como serviço), PAAS (plataforma como serviço), micropagamentos e IAAS (infraestrutura como serviço) se mostraram como soluções para 15%, 14%, 9% e 4%, respectivamente.

Apesar de grande parte dos negócios terem clareza do seu modelo e da forma de monetização, muitos entrevistados (35%) afirmaram que ainda não faturam. Aqueles que faturaram até 100 mil no último ano representa 31%, seguido pelos que atingiram até 500 mil (13%) e, apenas 7% dos entrevistados, afirmaram que faturaram acima de 2,1 milhões no último ano.

No entanto, 79% dos negócios mapeados estão captando investimento, sendo: 38% até 200 mil, 33% de 200 mil a 1 milhão e 23% mais de um milhão. Apenas 42% dos negócios ainda não tiveram investimento ou não captaram nenhum valor. Dos que já conseguiram receber investimento, temos o seguinte cenário:

  • 25% recebeu investimento de FFF (family, friends & fools);
  • 11% recebeu de incubadoras e/ou aceleradoras;
  • 9% recebeu de anjo profissional;
  • 8% recebeu de editais do governo;
  • 7% recebeu de institutos e/ou fundações;
  • 7% recebeu de investidores com contratos formais (corporate venture, venture capital, private equity e/ou crowdequity);
  • 6% recebeu de empresas privadas;
  • 5% captou investimento via crowdfunding.

Além das entrevistas sobre modelo de negócio, o Mapa de Negócios de Impacto Social + Ambiental mediu o impacto dos projetos, segundo quatro critérios determinados pela Carta de Princípios para Negócios de Impacto no Brasil.

01b-infografico-resultado-mapa-negocios-impacto-social-inovasocial04b-infografico-resultado-mapa-negocios-impacto-social-inovasocial03b-infografico-resultado-mapa-negocios-impacto-social-inovasocial02b-infografico-resultado-mapa-negocios-impacto-social-inovasocial

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para [email protected]

Compartilhe esse artigo: