Maptic: O wearable com sistema de navegação para pessoas com deficiência visual

Emilios Farrington-Arnas, designer de produto britânico, cresceu em uma família com histórico de deficiência visual. Sua experiência o ensinou o quão importante a independência é para os deficientes visuais e, pensando nisso, desenvolveu uma coleção dispositivos wearable que emitem vibrações e guiam seus usuários até um determinado destino.

Para essas pessoas, é importante manter a independência na vida cotidiana, mas a navegação pode ser um processo trabalhoso e inseguro, especialmente em novos ambientes ou à noite.

maptic-wearable-deficiencia-visual-inova-social-tecnologia-09

Pensando em uma forma de fornecer às pessoas algo que juntasse independência e segurança, Emilios criou o Maptic, um conjunto de dispositivos que que inclui um sensor visual, que pode ser usado como um colar; e uma série de pontos de aviso, que podem ser usados na roupa ou no pulso. Os sensores se conectam a um aplicativo para celular controlado por voz, assim é possível utilizar o GPS que irá direcionar o usuário. O Maptic faz isso através de uma série de vibrações que acontecem do lado esquerdo ou direito do corpo.

Durante a pesquisa realizada pra projetar o Maptic, Emilios chegou à conclusão de que esse é o método mais natural e confiável de instruções táteis, já que as pessoas estão acostumadas com seus celulares vibrando dessa maneira.

maptic-wearable-deficiencia-visual-inova-social-tecnologia-10

Ao contrário de outros sistemas de navegação, o Maptic pode rastrear e responder a obstáculos ao nível do tórax ou acima. Ele não exige que o usuário use fones de ouvido para ouvir as instruções, para que não haja qualquer distração dos ruídos do ambiente ao seu redor. E tudo isso é pensado para aumentar a segurança de todos que utilizam o sistema.

Com base em sua experiência, Emilios também sabe que cada pessoa possui experiências e necessidades diferentes. Por isso, o Maptic é um dispositivo que, além de poder ser usado de forma discreta, também pode ser personalizado. Ele é um sistema wearable, e não um produto singular, que permite que o usuário selecione e adapte os dispositivos às suas necessidades diárias.

Para saber mais sobre como o Maptic funciona, assista ao vídeo abaixo e confira mais imagens de seu desenvolvimento:

maptic-wearable-deficiencia-visual-inova-social-tecnologia-01
maptic-wearable-deficiencia-visual-inova-social-tecnologia-06
maptic-wearable-deficiencia-visual-inova-social-tecnologia-07
maptic-wearable-deficiencia-visual-inova-social-tecnologia-08

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail