Holmene: costa dinamarquesa ganhará hub de tecnologia com nove ilhas artificiais

O governo dinamarquês, os prefeitos da região metropolitana de Copenhague e o escritório de arquitetura Urban Power embarcaram em uma incrível jornada para criar nove novas ilhas na costa de Copenhague. O plano de recuperação de terras proporcionará um novo espaço para uso em lazer e indústria, bem como muita produção de energia. Chamado de Holmene, o “arquipélago” estará localizado a 10 km do sul de Copenhague. É um projeto enorme e as nove ilhas serão feitas de solo excedente derivado dos projetos de construção e metrô da região – cerca de 26 milhões de serão usados.

holmene-ilhas-artificiais-dinamarca-inovacao-social-inovasocial-01

holmene-ilhas-artificiais-dinamarca-inovacao-social-inovasocial-02

As ilhas fornecerão cerca de 3 milhões de metros quadrados de novos espaços, incluindo áreas comerciais e industriais e uma paisagem natural para esportes e atividades ao ar livre. A energia verde também é um dos principais focos e o projeto conta com turbinas eólicas e também, segundo a Urban Power, será a maior usina de biogás do norte da Europa. Além disso, o projeto terá um sistema contra inundações e serão construídos recifes e ilhotas para acesso exclusivo da vida selvagem local.

“A estratégia tem muitas vantagens”, explica Arne Cermak Nielsen, da Urban Power. “Ela pode ser desenvolvida gradualmente sem deixar a impressão de um projeto inacabado, caso uma nova recessão econômica apareça. Além disso, as ilhas podem ser tematicamente desenvolvidas, proporcionando as melhores condições para a indústria inovadora e para as pesquisas em tecnologia verde, biotecnologia, ciência da vida, e para setores futuros ainda desconhecidos.”

A construção de Holmene deve começar em 2022 e sua conclusão está prevista para 2040 – sim, nós dissemos que era um projeto enorme! O orçamento de construção é estimado em € 425 milhões (cerca de R$ 1,8 bilhão) e as ilhas serão criadas uma de cada vez, sendo que a primeira ilha deve estar funcionando em cerca de seis anos.

__

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Mande uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail