Internet para todos: Google encerra o Projeto Titan

A distribuição de conexão à internet tem sido uma preocupação constante de algumas empresas de tecnologia. Google, Facebook e muitas startups tentam encontrar o Santo Graal da transmissão sem fio para grandes regiões. Por balões meteorológicos, antenas potentes ou drones, até o momento ninguém encontrou a melhor forma. Muito pelo contrário, esta busca fez mais uma “vítima”. O Google anunciou o cancelamento do Projeto Titan, que planejava levar conexão de internet via drones autônomos movidos a energia solar.

Os drones, além de permitir conexão em locais remotos, permitiria coletar imagens de alta resolução (usados no Google Maps) e captar dados atmosféricos. Segundo o The Guardian, o objetivo do Projeto Titan era levar conexão 5G para grandes áreas e, para isso, a empresa chegou a usar o Spaceport America como campo de testes, o terminal projetado para voos espaciais da Virgin Galactic.

A Titan Aerospace, empresa adquirida pelo Google em 2014 e dona da tecnologia, chegou a receber uma oferta de US$ 60 milhões do Facebook, mas optou pela empresa de Mountain View na época. Segundo o Google, com o fim do projeto, os engenheiros foram remanejados para outras posições no Google X (laboratório de inovação do Google), Projeto Loon (que pretende levar internet sem fio usando balões na estratosfera), Projeto Wing (que pretende desenvolver drones autônomos) ou orientados a buscar novos empregos.

Apesar do cancelamento do Titan, vários outros projetos ainda tentam alcançar o objetivo de uma rede com abrangência mundial. Em 2015, o Facebook apresentou um protótipo de drone movido a energia solar com comunicação a laser. Ter uma rede social ou qualquer outro tipo de empresa como provedora de internet pode parecer algo bem interessante, mas ainda não sabemos quais serão os planos futuros e como o mercado se comportaria com um possível monopólio (ou seria filantropia do Facebook?).

___
Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Mande uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

2 comentários

Comentários estão desativados.

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail