Conheça a maior ponte do mundo impressa em 3D

Conheça a maior ponte do mundo impressa em 3D

Uma equipe da Escola de Arquitetura da Universidade de Tsinghua, em Pequim, imprimiu em 3D uma de concreto de 26 metros de comprimento. Essa é a ponte impressa em 3D mais longa do mundo.

ponte-concreto-3d-china-inovacao-social-inovasocial-01

Com mais de 3 metros de largura, a ponte para pedestres cobre um canal no distrito de Baoshan, em Xangai, e foi instalada no início deste ano. O projeto foi desenvolvido pelo Centro de Pesquisa para Arquitetura Digital da Escola de Arquitetura da Universidade de Tsinghua, enquanto a construção foi feita pela Shanghai Wisdom Bay Investment Management Company.

De acordo com o Centro de Pesquisa da Universidade de Tsinghua, o visual da construção foi inspirado na Ponte Anji, a mais antiga da China (com 1.400 anos!).

Embora essa inspiração venha de algo muito antigo, os desenvolvedores do projeto acreditam que a ponte é um marco importante para mostrar como essa nova tecnologia pode ser utilizada com mais frequência em projetos de engenharia do mundo real.

ponte-concreto-3d-china-inovacao-social-inovasocial-05

A ponte é composta por um único arco e foi construída a partir de 176 unidades de concreto, que foram impressas usando dois sistemas de impressão 3D. Todos os componentes foram impressos dentro de 450 horas.

Segundo os desenvolvedores do projeto, o custo para a construção de uma ponte 3D é muito menor do que o custo da construção de uma estrutura tradicional.

A ponte é incorporada com um sistema de monitoramento que registrará como o concreto se deforma ao longo do tempo. Essas informações serão usadas para ajudar ainda mais a desenvolver o uso da impressão 3D para engenharia no mundo todo.

Confira as imagens:

ponte-concreto-3d-china-inovacao-social-inovasocial-06

ponte-concreto-3d-china-inovacao-social-inovasocial-02

ponte-concreto-3d-china-inovacao-social-inovasocial-04

ponte-concreto-3d-china-inovacao-social-inovasocial-03

__

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para [email protected].

Compartilhe esse artigo: