Conheça o MOBQI, um aplicativo que reúne serviços de mobilidade urbana em um só lugar

O InovaSocial tem usado o mês de agosto para falar sobre mobilidade. Conforme falamos no podcast #12, essa discussão vai muito além do transporte, mas é difícil falar sobre o tema e não buscar soluções e ideias que facilitam o jeito que transitamos pela cidade. No entanto, cada cidade brasileira possui uma peculiaridade. Tem lugar que usa mototáxi, tem cidade que o ponto forte é o metrô e outras usam até barcas. Foi pensando neste cenário diversificado, o empresário Ernani Machado, do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, colocou em desenvolvimento o MOBQI, um sistema integrado entre aplicativos, web e um dispositivo de rastreamento que permite o gerenciamento e compartilhamento de dados da mobilidade urbana de qualquer município, ligando os usuários com os prestadores de serviço.

Nele, será possível encontrar as melhores opções de ônibus, táxis, rotas para carros, bike ou pedestres, estabelecimentos próximos, eventos e amigo. No caso de rotas, o aplicativo permite que você calcule o trajeto por distância, tempo ou emissão de CO2. O MOBQI também terá funções para chamadas de emergência, com conexões diretas para a Polícia, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil ou SAMU.

inovasocial-mobilidade-mobqi-aplicativo-02

inovasocial-mobilidade-mobqi-aplicativo-01

“Cada cidade poderá utilizar o serviço para um ou mais órgãos de emergência ou segurança, de acordo com o cadastro realizado (cada órgão deverá receber um cadastro próprio)”, explica Ernani Machado, fundador da MOBQI. “O mesmo vale para o transporte. Cada cidade poderá fornecer os dados de um ou mais meios – táxis, mototáxis, metrô, trem, barcas, ônibus, vans, etc.”, acrescenta o executivo.

“As cidades que não possuam um banco de dados sobre mobilidade urbana terão muitos benefícios com as informações reunidas pelo nosso serviço”, destaca Machado. No caso das chamadas de emergência, as informações são levadas a unidades de gerenciamento específicas, que poderão ser interligadas à sala comando de cada órgão.

Com apoio da Microsoft, do Governo da Inglaterra, da INOVATIVA – SEBRAE e da Fiemg Lab Comunity, o Brasil será o primeiro país a disponibilizar o MOBQI para usuários, que está em testes em outros cinco países (Alemanha, Estados Unidos, França, Reino Unido e Suíça).

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail