Conheça os 5 alimentos do futuro apresentados na Dutch Design Week

A Dutch Design Week está acontecendo durante esta semana, em Eindhoven (Holanda), e uma de suas grandes exposições é uma área que explora o futuro da alimentação, considerando um mundo com recursos esgotados. A exibição reúne sugestões para o que poderão ser nossos alimentos em alguns anos, desde cenouras cultivadas em água salgada, até salsichas a base de insetos.

Nomeada de The Embassy of Food (“A Embaixada do Alimento”, em tradução livre), a exibição tem curadoria de Marije Vogelzang, líder do departamento de design de alimentos da Academia de Design de Eindhoven. A exposição tem o objetivo de mostrar ao público como os alimentos poderão ser cultivados, processados, transportados e consumidos no futuro, e como os sistemas agrícolas podem mudar com a escassez de alimentos e com o surgimento de novas tecnologias.

Aqui estão 5 dos conceitos de design de alimentos mais interessantes da Embassy of Food:

Snacks impressos em 3D (Byflow)

A Byflow apresentou uma série de snacks impressos em 3D durante a feira. A empresa está apresentando uma impressora 3D portátil que pode preparar uma série de refeições derivadas de vegetais e ingredientes lácteos, ajudando a reduzir o desperdício de alimentos e também a atender dietas específicas.

alimentos-futuro-dutch-design-week-052


A Future for Fish (Anna Diljá Sigurðardóttir e Sorrel Madley)

Em resposta à crescente ameaça de extinção da vida selvagem causada pela prática excessiva da pesca, os estudantes da Academia de Design de Eindhoven, Anna Diljá Sigurðardóttir e Sorrel Madley, desenvolveram o conceito de um peixe à base de vegetais e materiais sintéticos. Segundo a dupla, seu “peixe vegetariano” proporcionaria a mesma textura e nutrientes que o alimento real.

alimentos-futuro-dutch-design-week-06


Plant15 (Doreen Westphal)

O Botanic Bites, estúdio de design de alimentos, criou uma linguiça sem carne, usando apenas a haste do shimeji-preto. Para demonstrar a ineficiência da produção de carne atual, o comprimento do produto finalizado é 15x maior que o comprimento de uma linguiça tradicional, mas foi criado utilizando a mesma quantidade de recursos.

alimentos-futuro-dutch-design-week-02


The Future Sausage (Carolien Niebling)

Este projeto da designer de alimentos Carolien Niebling apresenta uma variedade de salsichas muito incomuns. Destinado a estimular uma discussão sobre o consumo excessivo de produtos de origem animal, ela criou produtos sustentáveis que são feitos a partir de cortes indesejados de carne e proteínas de insetos.

alimentos-futuro-dutch-design-week-01


S/ZOUT (Studio H)

Vindo da Cidade do Cabo (África do Sul), o Studio H trabalhou com a Salt Farm Texel – empresa agrícola especializada no cultivo de alimentos resistentes ao sal – para desenvolver alimentos como cenouras, morangos e tomates a cultivados em água salgada.

alimentos-futuro-dutch-design-week-03

alimentos-futuro-dutch-design-week-04

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail