Treespond: Árvores plantadas para cada vez que Donald Trump fala sobre a mudança climática

Você já imaginou como seria se uma árvore surgisse em algum lugar do mundo toda vez que alguém falasse algo muito errado a respeito da mudança climática? Em tempos onde “as redes sociais deram voz a todos, inclusive aos imbecis” – com disse Umberto Eco –, talvez isso pudesse garantir que nosso meio ambiente fosse salvo em apenas alguns dias, não é mesmo?

Pensando em um cenário próximo a esse, a ONG americana Treepex desenvolveu uma campanha focada em uma das pessoas que mais fazem barulho negativo a respeito do tema: Donald Trump. Treespond é um projeto que permite que pessoas do mundo todo patrocinem o plantio de uma árvore, em resposta a cada comentário mentiroso de Trump sobre a mudança climática. Através do Treespond, a Treepex espera poder converter sua frustração política em florestas que sequestram carbono.

treespond-arvore-trump-mudanca-climatica-03

A ideia do projeto surgiu quando Bacho Khachidze, cofundador da Treepex, percebeu como as pessoas ao seu redor se mostravam frustradas diante de outras pessoas que negavam a mudança climática.

“É normal ficar com raiva quando pessoas com poder de influência espalham informações falsas sobre um problema que precisa de atenção urgente, uma vez que suas palavras podem causar danos reais,” diz Bacho. “Mas queríamos dar às pessoas algo que elas pudessem realmente fazer, ao invés de apenas gritar de volta.”

treespond-arvore-trump-mudanca-climatica-01

A plantação de cada árvore custa US$ 9,99 e garante ao apoiador do projeto um certificado com o ID de sua árvore, uma fotografia dela e sua localização geográfica. Cada árvore tem uma etiqueta NFC biodegradável que acompanha seu crescimento. As árvores plantadas a partir do Treespond estão sendo especificamente plantadas na Califórnia, estado norte-americano que teve milhares de quilômetros de florestas destruídos por incêndios. Inclusive, os cientistas vinculam a recente proliferação de incêndios florestais a fatores ambientais, como a alteração dos padrões de precipitação e dos níveis de umidade do solo, ambos ligados à mudança climática.

Sem dúvidas, Treespond é um projeto muito interessante e válido, mas ainda assim é importante ressaltar que plantar uma, duas, dez ou até mesmo centenas de árvores, não vai reverter os danos que a poluição causada por nós, humanos, causou ao planeta. Se nós realmente queremos lutar contra a mudança climática, precisamos pressionar nossos governantes para que sejam adotadas mudanças políticas que se afastem dos combustíveis fósseis, conservem as florestas e promovam a agricultura sustentável.

A questão aqui não é afirmar que projetos como o Treespond não vão salvar o planeta, mas sim mostrar que esse é apenas um ato que pode ser tomado ao lado de muitos outros esforços para combater os efeitos da poluição. As árvores absorvem até 30% das emissões de carbono do planeta, mas o desmatamento causado pela extração de madeira, agricultura e incêndios florestais está nos tirando esse valioso recurso.

Apesar de ser um pequeno gesto comparado a, literalmente, um planeta, o gesto de plantar uma árvore é algo positivamente simbólico, que pode representar a voz de quem ouve a dor da Mãe Natureza.


Publicação Sugerida: Mãe! e o egocentrismo humano com o meio ambiente


__

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Deixe uma resposta

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail