TED Talks: América Latina e Inovação

Na playlist de TEDs que preparamos para esta semana, selecionamos apresentações inspiradoras e extremamente ricas em conhecimento com foco em áreas como tecnologia, saúde e até mesmo ortografia (!), realizadas por palestrantes latino-americanos, seja em eventos que aconteceram em solo latino e até mesmo em eventos globais produzido pela organização.

Para conferir a playlist, é só dar o play e abrir sua mente para a absorção de novas ideias! As legendas em português estão disponíveis 😉

1. Pia Mancini: Como atualizar a democracia para a era da internet

Pia Mancini e seus colegas querem atualizar a democracia na Argentina e além. Através de sua plataforma de celular, de código aberto, eles querem inserir os cidadãos no processo legislativo e lançar candidatos que vão ouvir o que eles dizem.

2. Romina Libster: O poder da imunidade coletiva

Como as vacinas ajudam a prevenir doenças, mesmo naqueles que não se vacinaram? É um conceito chamado “imunidade coletiva”, a vacinação em massa de uma comunidade, de modo que se interrompa a cadeia de infecção. A especialista em saúde Romina Libster nos mostra como a imunidade coletiva evitou um surto de H1N1 em sua cidade natal.

3. Karina Galperin: Deveríamos simplificar a ortografia?

Quanto tempo e energia dedicamos para aprender ortografia? A língua evolui com o tempo, e com ela a ortografia vai se modificando. Vale a pena investir grandes quantidades de tempo na memorização de regras ortográficas cheias de exceções? Karina Galperin, doutora em Línguas e Literaturas Românicas, sugere que é a hora de avançar em como pensamos sobre a língua e como a escrevemos.

4. Franz Freudenthal: Uma nova forma de curar corações sem cirurgia

Na interseção da invenção médica e da cultura indígena, o cardiologista pediátrico Franz Freudenthal trata de buracos no coração de crianças do mundo inteiro, usando um dispositivo nascido da tecelagem tradicional boliviana. “Os problemas mais complexos da nossa época”, diz ele, “podem ser resolvidos com técnicas simples, se formos capazes de sonhar”.

___

Gostou da playlist e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail