Inovação social pelo mundo: O melhor do TEDxAmsterdam

Nesse mês, queremos fazer um giro ao redor do mundo, mostrando iniciativas inovadoras voltadas para a sociedade que estão sendo fomentadas fora dos cenários que costumamos trazer aqui diariamente. Para começar, nada como aquela boa e velha playlist com TEDs inspiradores.

Dessa vez, selecionamos especialmente apresentações do TEDxAmsterdam 2016, que giraram em torno do termo “New Power”, citado pela CNN como uma das 10 ideias para mudar o mundo. Por séculos, o poder econômico e político no mundo esteve concentrando nas mãos de poucas pessoas, como políticos, chefes de grandes corporações e também da mídia. Mas um “Novo Poder” vem surgindo e se espalhando rapidamente, com o potencial de mobilizar milhões. Com a ajuda da internet e da tecnologia móvel, o novo poder é transparente e aberto a todos. Exemplos disso são o Kickstarter, o Uber e até mesmo o movimento #BlackLivesMatter.

A partir disso, podemos destacar inúmeros projetos, como os da lista de hoje. Por isso, reserve alguns minutos do seu dia para absorver o conhecimento compartilhado no palco do TEDxAmsterdam por Sid Vollebregt, Frank Manders e August de Vocht; nós garantimos que vai valer a pena!

Para ativar as legendas, basta clicar no ícone em formato de engrenagem (bem ao lado do logo do YouTube, na parte inferior do vídeo), e selecionar o idioma em Legendas.

A Holanda tem uma longa história com a água. E, atualmente, os holandeses vêm lutando, principalmente, contra o desperdício. Mas de modo que o mundo enfrenta cada vez mais carências devastadoras de fontes limpas e confiáveis de água para consumo e higiene, os inovadores holandeses da Elemental Water Makers (EMW) mostram nessa apresentação que é possível na costa, de forma independente e econômica, produzir água doce a partir do mar e do sol, usando técnicas de dessalinização com energia renovável. A companhia baseada em Delft tem providenciado provas de conceito e viabilidade econômica em dois continentes e parte agora para a produção em escala para ajudar o mundo a enfrentar um futuro com falta d’água e sem usar combustíveis fósseis para fazer isso.

Frank Manders desenvolveu a ideia de uma corrida sem combustíveis fósseis . A 80 Day Race é um projeto de conscientização para esclarecer dúvidas de jovens exploradores a respeito da mobilidade sem petróleo. No final, é o espírito aventureiro do ser humano que inspira pessoas a acreditarem em um futuro cheio de oportunidades para aqueles que se desafiam.

NoFoodWasted conecta os sistemas de estoque dos supermercados aos consumidores que utilizam aplicativos de modo a providenciar ofertas on-line de produtos antes do vencimento, de acordo com o endereço e as preferências dos consumidores. A missão da equipe é reduzir o desperdício de alimentos de modo a trazer benefícios às lojas e aos consumidores.

Desde outubro de 2016, o NoFoodWasted cadastrou 150 supermercados na Holanda e está crescendo à taxa de 20 lojas por mês. A expansão para a Europa é agora a próxima grande meta. Além de reduzir o desperdício na loja, queremos contribuir com o modelo de demanda ligada à produção na qual os fazendeiros produzem o que pensam que os consumidores precisam. Augustus de Vocht, fundador, é um empreendedor que procura mudar o mundo através de novos modelos de negócio.

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail