A ponte que está ajudando uma cidade holandesa durante suas grandes enchentes

Por séculos a Holanda precisa lidar com problemas que muitos países costeiros precisam lidar: as enchentes catastróficas representam um grande desafio técnico e social com o qual os holandeses aprenderam a conviver com os anos.

Nijmegen, por exemplo, é uma das cidades mais antigas do país e está localizada ao longo do Rio Waal. Lá, os níveis de água podem subir mais de 3,6 metros em um período de 5 a 12 dias por ano, de acordo com Michel Schreinemachers, sócio da NEXT Architects. E foi essa variação que inspirou o projeto da ponte Zalige, uma parceria entre a NEXT e a H+N+S Landscape Architects. A ponte é uma das construções que fazem parte da Room for the River (Espaço para o Rio, em tradução livre), uma iniciativa do governo holandês criada em 2006 que visa financiar projetos criados para amenizar os impactos das enchentes no país.

A variação do nível da água não é um problema para a Zalige, que pode ser acessada mesmo quando seus dois lados estão inundados. Tudo isso acontece devido a uma série de pedras de concreto que fazem parte de sua construção.

No lugar de levantar a superfície da ponte acima da inundação, os designers decidiram abraçar a água. Então, quando o nível da água aumenta, as seções do percurso de cada lado da ponte ficam completamente submersas. Quando isso acontece, os blocos de concreto na superfície da ponte – que normalmente funcionam como bancos – tornam-se a única maneira de atravessar a água.

A Zalige está aberta desde maio de 2016, mas acabou de passar por um grande teste: em janeiro de 2018, a água subiu ao seu nível mais alto dos últimos 15 anos. Uma vez que a água atingiu seu pico – 5 metros além do habitual – não era mais possível ver a ponte; mas, enquanto o nível aumentava, muitas pessoas conseguiram acessar a ponte e apreciar o espetáculo natural.

As imagens de antes e depois são de tirar o fôlego. Confira:

ponte-zalige-holanda-inovasocial-01

ponte-zalige-holanda-inovasocial-07
ponte-zalige-holanda-inovasocial-06
ponte-zalige-holanda-inovasocial-05
ponte-zalige-holanda-inovasocial-04
ponte-zalige-holanda-inovasocial-03
ponte-zalige-holanda-inovasocial-02

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Deixe uma resposta

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail