O filtro portátil que custa US$ 1!

Um dos elementos mais importantes para a preservação da vida no Planeta Terra é a água. Você que lê esse texto, provavelmente tem água à sua disposição facilmente. Seja engarrafada, num filtro ou até mesmo da torneira. Abrimos um registro, apertamos um botão, desrosqueamos uma tampa. E pronto. Parece algo simples, não parece? Mas, quando nos aprofundamos no tema, nos deparamos com números que deixam qualquer um boquiaberto.

Só 1% da água do mundo é potável. E estima-se que 1 bilhão de pessoas não tenham acesso a água limpa. Anualmente, 4 bilhões de pessoas são infectadas e já ocorreram milhões de mortes causadas pelo consumo de água contaminada.

A água potável vem se tornando cada vez mais escassa, ao ser contaminada não só por bactérias, mas também por resíduos químicos, pela agricultura e pela indústria. Por isso, não falamos apenas de países pobres, mas também dos ricos.

Tudo isso tem um grande impacto na saúde e na economia mundial, mas existem pessoas trabalhando para que este assunto se torne um algo simples.

Faircap é um filtro d’água impresso em 3D, que custa US$ 1. Imagine só: um pequeno filtro que, ao ser colocado em qualquer garrafa, permite que você beba a água de qualquer lugar; da torneira, de um lago, de uma poça de água… Agora, imagine também o que isso pode significar para uma família pobre na África.

A intenção dos criadores deste projeto é de que sejam impressos milhões de FairCaps e, para isso, eles criaram uma campanha no site Skillsie, onde pessoas podem fazer doações para o projeto. Caso você seja designer, microbiologista, estudante universitário, professor ou gostaria de se tornar um embaixador do projeto, também é possível se juntar ao time de desenvolvedores.

FairCap é aquele tipo de ideia simples que pode mudar o mundo, é o casamento perfeito entre a inovação e o social.

Para saber mais, assista ao vídeo abaixo ou acesse a página do projeto no Skillsie.

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail