Nixie Girl: Um coletor menstrual mais acessível para jovens

A designer britânica Ailsa Inglis criou um coletor menstrual desenvolvido especificamente para garotas mais jovens. com o objetivo de fazer com que esse tipo de produto focado na higiene feminina se torne cada vez mais popular.

Ailsa teve a ideia do Nixie Girl após uma pesquisa ter revelado que 93% das mulheres que menstruam ainda usam produtos normais todos os meses.

nixie-girl-coletor-menstrual-design-inova-social-01

Esses produtos – incluindo absorventes externos e internos – podem demorar até oito anos para se decompor na natureza. E, além de não ser uma opção sustentável, eles são caros. De acordo com a BBC, garotas adolescentes estão deixando de ir à escola durante o período menstrual porque não têm condições para comprar produtos de higiene íntima.

Pensando nisso, Ailsa sentiu que a melhor forma de quebrar os tabus a respeito de produtos como os coletores menstruais era torná-los acessíveis para essas jovens e, então, encorajar uma mudança que pode seguir para toda a vida.

“Uma vez que uma mulher usa, em média, 11.400 absorventes durante sua vida, não é hora de nossa geração começar a considerar do que esses produtos são feitos?” Diz Ailsa.

Após a pesquisa, Ailsa passou a prestar atenção nos coletores menstruais já existentes, feitos de silicone flexível para poderem ser inseridos no canal vaginal e coletar o sangue. Ela adaptou o design de várias maneiras para que o produto se tornasse mais atraente para usuárias de primeira viagem.

nixie-girl-coletor-menstrual-design-inova-social-05

O Nixie Cup foi desenvolvido para funcionar de forma simples e confortável, além de também ter uma embalagem desenvolvida de forma estratégica. No lugar das bolsas de tecido que abrigam os coletores menstruais já existentes no mercado, Ailsa criou uma caixa mais rígida com duas seções diferentes, uma para o coletor usado e outra para o coletor limpo.

A embalagem parece semelhante a um estoque de maquiagem, para que as usuárias possam se sentir mais à vontade de levá-la tranquilamente ao banheiro, e também conta com um espelho que pode auxiliar na inserção do produto.

“Com tantas divergências de opinião a respeito dos acontecimentos atuais mundo afora, certamente o mundo do design tem a responsabilidade de tentar unir sociedades por meio do desenvolvimento bem pensado de produtos como o Nixie Girl,” diz Ailsa. “Designers de produto podem incentivar uma mudança cultural em relação à menstruação através da criação de produtos inovadores que também apoiam a sustentabilidade.”

Como o produto se trata do projeto de conclusão de curso de Ailsa, não há previsão para comercialização do Nixie Girl. De qualquer forma, esse não deixa de ser algo inspirador, e podemos dizer que é muito reconfortante saber que há cada vez mais jovens com mentes inovadoras com foco no social.

nixie-girl-coletor-menstrual-design-inova-social-03

nixie-girl-coletor-menstrual-design-inova-social-02

nixie-girl-coletor-menstrual-design-inova-social-06

nixie-girl-coletor-menstrual-design-inova-social-04

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail