Mitos sobre a mudança climática (e a verdade por trás deles) | Parte II

A mudança climática é um dos maiores desafios dos tempos atuais, e é nossa responsabilidade enfrentá-la com urgência. E, considerando que a falta de informação pode ser algo extremamente prejudicial para o diálogo sobre esse assunto (que já é tão polêmico em várias partes do mundo), o conhecimento sempre deve ser a chave para a mudança. Pensando nisso, com base em informações da WWF, selecionamos 8 mitos sobre a mudança climática e contamos a verdade por trás deles. Para conhecer os primeiros 4 itens a lista, confira a Parte I aqui.

5. Tudo é afetado pela mudança climática, mas as coisas se adaptam!

Este não é um mito, Darwin acertou na parta da adaptação. Mas vamos esclarecer as palavras: tudo é afetado pela mudança climática e algumas coisas se adaptam.

Para sobreviver, plantas, animais e pássaros confrontados com a mudança climática têm duas opções: mudar ou se adaptar. E, de fato, existem vários exemplos de espécies que já começaram a se adaptar à mudança climática.

Mas a história é diferente para muitas outras espécies. Com a velocidade da mudança climática que já estamos experimentando, está se tornando impossível para muitas espécies se adaptarem com rapidez suficiente para acompanhar seu ambiente em constante mudança. E, como os habitats são destruídos por estradas, cidades e represas, essa mudança torna-se algo cada vez mais difícil. Se você não consegue se adaptar com a rapidez necessária, você morre.

6. Fazendas de energia eólica e solar são caras e ineficientes. Usinas nucleares e carvão mineral e petróleo são as únicas formas realistas de fornecer a energia que precisamos.

Há uma crença comum de que a energia renovável é cara, mas a energia solar tem sido a forma mais barata de geração de energia (por unidade de energia gerada) por um longo tempo. A energia eólica, tanto gerada a partir de ventos do mar, quanto em terra firma, é mais barata do que a energia nuclear. Os custos das energias renováveis caíram mais rápido do que qualquer um poderia ter previsto – até mesmo os mais otimistas.

Existem muitos equívocos em torno desta questão. Uma pesquisa recente descobriu que muitas pessoas pensam que a energia nuclear é uma fonte barata de energia, quando na verdade é a mais cara das formas atualmente disponíveis.

7. O aquecimento global é algo inventado por um grupo com o objetivo de ganhar dinheiro

A mudança climática foi comprovada por quase todos os estados-nações; se isso é uma conspiração de um grupo, então por que todos estão preocupados com isso? 97% dos cientistas do clima têm certeza de que o aquecimento global é uma realidade e que é algo causado pelo homem. Aqui, não estamos falando de “achismos” ou suposições, estamos falando de ciência.

8. A única forma de salvar o Planeta Terra é se livrando de todos os seres humanos

Quando abrimos os olhos para o cenário atual, é muito comum começar a sentir que já fomos longe demais e que a melhor coisa para o nosso planeta seria a extinção da raça humana.

Mas a verdade é que precisamos construir um mundo onde as pessoas e a natureza prosperem juntas. E isso não é algo do futuro. A tecnologia e os sistemas que precisamos ter para passarmos a funcionar 100% a partir de energia renovável até 2050 e para usarmos os recursos do nosso planeta de forma sustentável já estão disponíveis.

Humanos, animais e todos os seres vivos podem se beneficiar mutuamente dessa mudança. Podemos e devemos aprender a viver em harmonia com o mundo natural. E é isso o que precisa ser feito.

__

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Mande uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail