meViro: Um acervo de projetos assistivos no Brasil

O brasileiro é um povo que já nasceu pronto para o movimento maker. Antes mesmo da onda “do it yourself – DIY” (faça você mesmo) virar febre, já produzíamos nossas próprias gambiarras funcionais e criativas. Dos mais simples, aos mais complexos mecanismos, não é difícil encontrar um brasileiro com deficiência que tenha criado ou modificado algo para a sua necessidade. É o famoso “me viro”. E é exatamente o nome do projeto que vamos apresentar hoje.

O site meViro é um grande acervo de projetos e soluções DIY para facilitar a vida de pessoas com deficiências. Produzido por estudantes, profissionais e amantes da cultura maker, cada projeto publicado na plataforma visa um só objetivo: tornar mais independente a vida das pessoas com deficiência.

(…) o meViro conta com mais de 80 projetos, mas é possível se inscrever e compartilhar projetos com a comunidade da plataforma.

Até o momento o meViro conta com mais de 80 projetos, mas é possível se inscrever e compartilhar projetos com a comunidade da plataforma. Lembrando que vale de tudo, do mais simples ganchinho para zíper, feito com apenas 20cm de corda de nylon, até o “virador” de pessoas paralisadas, que inclui um complexo sistema de polias.

Para aqueles que querem aprender um pouco mais sobre o movimento maker e pretendem colocar a mão na massa, a prefeitura de São Paulo possui os FabLabs, laboratórios de criatividade, aprendizado e inovação acessível a todos interessados em criar, desenvolver e construir projetos. Se você está em outra cidade, pode dar uma olhada neste mapa, com alguns fablabs de outras regiões do Brasil.

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail