Lava Mae: Chuveiros sobre rodas para sem-teto

São Francisco (EUA) é uma cidade que conta com cerca de 4.300 pessoas vivendo em situação de rua. Entre os muitos problemas que pessoas sem-teto enfrentam, a dificuldade de acesso a banheiros é um deles. São apenas 20 chuveiros para acomodar as milhares de pessoas.

Mas Doniece Sandoval, uma ex-executiva de marketing de 51 anos, decidiu que seria sua missão mudar este cenário.

Pensando no quadro que ela testemunhava nas ruas de sua cidade diariamente, ela deu início ao projeto Lava Mae, uma espécie de chuveiro sobre rodas, que visa transformar os ônibus desativados na cidade em chuveiros para os sem-teto.

O projeto foi recebido de braços abertos pelos moradores da cidade, que contribuíram para sua realização, a partir da ideia de que o acesso a chuveiros e banheiros não deveriam ser um luxo. Lava Mae procura dar suporte às pessoas que não têm acesso ao que deveria ser considerado um direito humano básico.

Lava Mae foi inaugurou seu serviço móvel de higiene em junho de 2014 e, desde então, já forneceu mais de 14.000 banhos a 2.400 pessoas.

Lava Mae Launch film from TruthBeTold on Vimeo.

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail