Fast Company anuncia os vencedores do World Changing Ideas 2019

O prêmio que homenageia produtos, conceitos, empresas, políticas e projetos que buscam inovação para o bem da sociedade e do planeta chega a sua terceira edição. O World Changing Ideas 2019, promovido pela revista Fast Company, anunciou nesta semana (9), os vencedores e a lista de menções honrosas desta edição. Com um corpo de jurados composto por pensadores, designers, investidores e empreendedores sociais, segundo o prêmio, “existem muitos problemas no mundo e estamos interessados em ideias inovadoras que resolvam qualquer um deles.” Confira abaixo a lista dos destaques selecionados pelo InovaSocial.

Aira, suporte em tempo real para deficientes visuais

O grande vencedor da edição 2019 do World Changing Ideas 2019 parece uma ideia simples, mas tem um impacto social gigantesco. Aira é muito mais que um óculos conectado, ele é um serviço humanizado de assistência aos deficientes visuais. Por meio de um óculos equipado com uma câmera de alta definição e um alto-falante ou um aplicativo de telefone celular, os usuários do Aira podem enviar uma transmissão ao vivo do que está acontecendo ao seu redor para um “agente”, que analisa as imagens e descreve a situação. Criada pelo indiano Suman Kanuganti, a “pequena” empresa com sedes na Califórnia e em Washington desbancou gigantes como Amazon Go (Amazon), Call for Code (IBM) e Charting a global path to digital peace (Microsoft), e levou o prêmio principal.

One Concern: Algoritmo para prever enchentes e destruição

Em 1972, Elis Regina já cantava “são as águas de março fechando o verão / É a promessa de vida no teu coração.” Isso quer dizer que o período de chuvas fortes não é algo que desconhecemos, no entanto, até hoje várias regiões do país sofrem com enchentes e tragédias decorrentes deste fenômeno. Por estes fatos, escolhemos o vencedor da categoria “Inteligência Artificial e Data” como um dos destaques deste texto. A One Concern surgiu de uma experiência pessoal do seu fundador. Em 2014, o então estudante de engenharia estrutural de Stanford, Ahmad Wani, foi visitar seus familiares na Caxemira e ficou 7 dias sem comida, sem água potável e ilhado com a sua família, após uma inundação catastrófica na região. Em 2018, Wani lançou a “Flood Concern”, um sistema que usa inteligência artificial para criar mapas de previsões de onde os surtos de água podem ser mais duros, com uma antecipação de até cinco dias. Além disso, o sistema inclui estimativas de saturação do solo e estabilidade de edifícios, e como a topografia afetará o escoamento potencial das inundações.

Área 21: Uma brasileira entre as principais ideias do mundo

Com mais de duas mil organizações inscritas, o “World Changing Ideas 2019” selecionou 17 categorias para serem premiadas (Excelência Geral – Prêmio Principal, Propaganda, Inteligência Artificial e Dados, Aplicativos, Produtos de Consumo, Criatividade, Tecnologia do Mundo em Desenvolvimento, Educação, Energia, Experimental, Alimentação, Saúde e Bem-estar, Justiça Social, Espaços, Locais e cidades, Estudantes e Transporte). No entanto, outras 300 menções honrosas foram selecionadas e uma brasileira apareceu nesta lista. O Instituto Tellus, com o seu projeto Área 21, foi a única instituição brasileira a receber uma menção honrosa na categoria Educação, ao lado de outras organizações como Intel, Mastercard e Udacity. Com cursos de educação profissional, a Área 21 é um espaço com mobiliário flexível e adaptável, equipamentos de tecnologia (equipamentos de realidade virtual e aumentada, impressoras 3D, fresadora a laser, chroma key, entre outros) onde jovens em situação de alta vulnerabilidade social são incentivados a empreender e buscar novas habilidades para o primeiro emprego.

Esses são apenas 3 dos diversos projetos selecionados no World Changing Ideas 2019. Para conferir a lista completa, com os premiados, menções honrosas e finalistas, acesse o link oficial.

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Deixe uma resposta

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail