Como e por que a Etiópia plantou 350 milhões de árvores em 12 horas?

Nessa semana, a Etiópia plantou mais de 350 milhões de árvores em 12 horas, o que é um recorde mundial. Em todo o país, voluntários participaram do plantio em massa como parte da iniciativa Green Legacy (“Legado Verde”, em português), um programa que visa reflorestar grandes áreas de terra. Os esforços superaram a meta original, que era plantar 200 milhões de mudas em um dia. Para o governo da Etiópia, essa conquista vai além do recorde mundial – estabelecido pela Índia, em 2017, quando voluntários plantaram 66 milhões de árvores em 12 horas.etiopia-planta-350-milhoes-de-arvores-em-um-dia-inovacao-social-inovasocial-01

Para o governo da Etiópia, essa conquista vai além do recorde mundial – estabelecido pela Índia, em 2017, quando voluntários plantaram 66 milhões de árvores em 12 horas. Lançado pelo primeiro-ministro Abiy Ahmed, o programa nacional de reflorestamento da Etiópia tem a meta ambiciosa de plantar 4 bilhões de árvores até o final da estação chuvosa, em outubro. Isso significa plantar 40 mudas para cada pessoa no país, e milhões de etíopes foram convidados a participar desse desafio.

O Ministério da Agricultura da Etiópia afirmou que 2,6 bilhões de novas árvores – mais da metade da meta – já foram plantadas. O objetivo é reverter décadas de desmatamento, causados pela falta de regulamentação a respeito de questões relacionadas a extração de madeira, liberação de terras e direitos de propriedade – o que resultou em um declínio dramático na cobertura florestal etíope.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Farm Africa, uma organização que trabalha para restaurar as florestas da África Oriental, na virada do século XX, a área de terras florestadas da Etiópia correspondia a quase um terço da área do país; hoje, esse índice está em apenas 4%.

Uma pesquisa publicada na revista Nature estima que 15 bilhões de árvores são cortadas no mundo a cada ano, estimulando o aquecimento global. Além disso, uma pesquisa da WWF mostra que o desmatamento é responsável por mais de 15% dos gases de efeito estufa. O carbono extraído da atmosfera pelas florestas é armazenado nos galhos e nos troncos das árvores e, uma vez que elas são cortadas e queimadas, o carbono armazenado é liberado de volta para o ar.

Os efeitos da mudança climática atingiram em grande parte a população agrária da Etiópia. A prática da agricultura em excesso, e praticamente sem regras, causou a degradação da terra e a erosão do solo, enquanto o aquecimento das temperaturas faz com que os agricultores enfrentem uma ameaça constante de eventos climáticos extremos, como secas e inundações. É o exemplo claro de que o ciclo da Natureza é arrebatador e inescapável, quase que como um karma. Infelizmente, não é possível saber se ações como as da Etiópia estão acontecendo a tempo de reverter esse karma, mas não há dúvidas de que o que aconteceu essa semana é algo grandioso e que precisa servir como inspiração para o mundo todo.

E se nós plantássemos 350 milhões de árvores todos os dias?

__

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Créditos: Imagem Destaque – GoncharukMaks / Shutterstock

 

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail