Usuários do transporte público de Roma poderão trocar lixo plástico por créditos para passagens

A cidade de Roma está testando um projeto em que os cidadãos podem reciclar garrafas plásticas em troca de bilhetes gratuitos para o sistema de transporte público da cidade. A campanha +Ricicli +Viaggi (ou “+Reciclagem +Viagens”) aceita garrafas PET, que são coletadas e enviadas para processamento. A campanha de reciclagem também pode ser parte de uma solução para o problema do lixo da cidade, que se acumulou nas ruas durante o verão, enquanto aterros próximos estavam fechados para manutenção.

Os postos de troca estão localizadas em três estações de metrô da capital da Itália e cada garrafa vale 0,05 € em créditos, fazendo uma viagem de 1,50 € ser equivalente a 30 garrafas.

campanha-reciclagem-transporte-publico-roma-inovacao-social-inovasocial-gif

“Podemos dizer que somos a primeira grande capital europeia a apresentar esse tipo de inovação”, disse a prefeita de Roma, Virginia Raggi, no lançamento da campanha de reciclagem. “Uma máquina que ‘engole’ garrafas plásticas e emite um crédito para comprar passagens de ônibus. A economia circular é algo fácil de se praticar.”

Quando os usuários inserirem garrafas plásticas na máquina, os “ecobonus” serão creditados nas contas dos usuários dos aplicativos myCicero e TabNet (usados para compras de bilhetes).

“Será possível recompensar o comportamento responsável do ponto de vista ambiental e fidelizar os clientes que usam o aplicativo”, disse a Atac, empresa que administra a rede de transporte público de Roma.

O projeto piloto será executado pelas autoridades locais por um ano e não apenas os níveis de reciclagem da cidade serão avaliados, mas também os índices de fare-dodging (nome dado para a prática de tentar viajar em transportes públicos sem pagar tarifa).

Atualmente, as máquinas de troca estão localizadas nas estações Cipro (Linha A), Piramide (Linha B) e San Giovanni (Linha C), e o crédito pode ser usado para viagens de trem ou ônibus.

__

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Créditos: Imagem Destaque – joklinghero / Shutterstock

Deixe uma resposta

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail