5 apps para melhorar seu bem estar e sua produtividade diariamente

Nós estamos em 2018, falamos de carros autônomos, colonização de Marte, robôs de inteligência artificial, mas ainda não encontramos uma forma de nossos smartphones fazerem todo o nosso trabalho, não é mesmo? Mas ainda assim podemos usá-los para melhorar a maneira como trabalhamos. Se você é o tipo de pessoa que se sente desorganizada e improdutiva dentro de suas rotina agitada ou vem percebendo que os intervalos de 10 minutos para passar os olhos pelo Instagram ou pelo Twitter se transformam em duas horas num piscar de olhos, é importante ter uma coisa em mente: todo mundo pode, de alguma forma, melhorar sua produtividade diária. E a boa notícia é que, como a maioria das coisas que fazemos hoje em dia, você pode fazer isso diretamente do seu smartphone ou computador.

Então, pelo menos enquanto a Siri não pode fazer todo o seu trabalho, aqui estão alguns aplicativos que foram especialmente desenvolvidos para melhorar seu foco e fazer com que você se torne mais produtivo diariamente:

Evernote: Um bloco de notas organizado sempre em mãos

O Evernote é uma das ferramentas mais versáteis que já usei. Na faculdade, ele era meu caderno de anotações e também foi nele onde projetei e coordenei todo o meu TCC. Na vida pessoal, o Evernote me ajuda a organizar uma rotina de alimentação, minhas viagens, foi onde comecei a planejar um armário-cápsula e também foi minha principal ferramenta de organização e anotações de um livro que escrevi no ano passado. No trabalho, é nele onde eu faço todas as anotações de reuniões, começo a desenhar e planejar projetos e, inclusive, é onde esse texto que você está lendo foi escrito pela primeira vez.

Uma das principais vantagens do Evernote é que ele está instalado no meu celular, no meu laptop e também pode ser acessado por site. Sua versão gratuita é muito completa e útil, mas você também pode assinar a versão Premium ou a versão Business, que contam com funcionalidades muito interessantes para quem usa a ferramenta diariamente, além de serem oferecidos por um preço acessível (o plano anual do Evernote Premium custa R$ 60), que, na minha opinião, vale muito a pena.

Além de poder ser acessado pelo navegador de seu computador, o Evernote também está disponível para Android, iOS, Windows e Mac.

1-3-5 List: Para quem tem dificuldade em priorizar tarefas

Você começa o dia, vê que há 80 emails em sua caixa de entrada e, quase que automaticamente, fecha essa aba do seu navegador. Para derrotar a procrastinação, o primeiro passo é simples: comece.

E se você não tem ideia de por onde começar, o 1-3-5 List irá te ajudar a priorizar suas tarefas diárias. Com essa extensão para Chrome, você seleciona uma tarefa grande, três tarefas médias e cinco tarefas pequenas para serem cumpridas todos os dias – e riscadas assim que concluídas.

Para baixar e instalar o 1-3-5 List em seu Chrome, clique aqui.

app-bem-estar-produtividade-inovasocial-02

Simple Habit: Lidando com a procrastinação relacionada à ansiedade

A ideia de ter uma grande apresentação marcada em sua agenda te sufoca, então você tentar ignorá-la. À medida que a data se aproxima você ainda está despreparado (obviamente), sua ansiedade aumenta e você continua evitando sequer pensar nesse problema que tem data marcada para te encontrar e que cresce conforme seu prazo diminui. Nós sabemos como essa história vai acabar, então é importante mudar a forma como lidamos com o inevitável.

A meditação pode te ajudar a centrar seus pensamentos, se acalmar e interromper esse ciclo de procrastinação, ansiedade e mais procrastinação que só serve para te prejudicar, em qualquer aspecto de sua vida. Simple Habit é um aplicativo que irá te ajudar com isso.

Com opções de duração de cinco, dez e vinte minutos, o aplicativo fornece uma opção perfeitamente discreta para pessoas que estão se sentindo sobrecarregadas ou para quem ainda não se sente muito confortável com relação à meditação. Embora algumas das funcionalidades do Simple Habit estejam disponíveis apenas em sua versão paga, também há muitas sessões personalizadas para melhorar o foco e reduzir o estresse. Sempre que você estiver sentindo que as tarefas da rotina estão te engolindo, tire alguns minutos e abra o Simple Habit. Provavelmente, lá você vai encontrar a resposta que você procura quando precisa de algo para te ajudar a aliviar o estresse e seguir com suas tarefas do dia.

O Simple Habit está disponível para Android e iOS.

Toby: Tomando de volta o controle do seu navegador

Se você for contabilizar o tempo que passa abrindo dezenas de guias em seu navegador até encontrar exatamente o que quer, você provavelmente se assustaria. Projetos vão aparecendo no decorrer do dia, a quantidade de abas abertas vai aumentando, você tenta se organizar, mas começa a se confundir a cada Alt+Tab que dá e o estresse segue aumentando também.

Se identificou com esse cenário? O Toby pode ser uma boa solução. Estamos falando de uma extensão do Google que reorganiza seu navegador e sua vida armazenando suas guias ativas em pastas personalizadas, para que você possa se concentrar em uma janela por vez sem perder o progresso nas outras janelas.

Para baixar e instalar o Toby em seu Chrome, clique aqui.

Stay Focusd: Para casos sérios de procrastinação

Seja vídeos no YouTube ou até mesmo portais de notícias, todos nós temos um ponto fraco. Às vezes, você precisa entregar algo ao final do dia, mas continua checando o Twitter ou outros sites, mesmo que por um curto espaço de tempo, mas durante várias vezes no dia. Nesse caso, o Stay Focusd assume o papel do mau policial. Essa extensão para Google Chrome bloqueia, por um determinado espaço de tempo, os sites que costumam sugar sua atenção – e ainda conta com uma funcionalidade chamada “Opção Nuclear”, que não permite que essa configuração seja desfeita quando o bichinho da procrastinação começar a te coçar.

Para baixar e instalar o Stay Focusd em seu Chrome, clique aqui.

app-bem-estar-produtividade-inovasocial-01

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail