Desafio Conexsus mapeia mais de 1000 negócios comunitários sustentáveis no Brasil

“O desmatamento continua a ser uma séria ameaça no Brasil. De 2010 a 2016, foram desmatados, em média, 7 mil km² na Amazônia, 10 mil km² no Cerrado e 1,5 mil km² no Pantanal.

Como consequências, temos a perda irreversível de biodiversidade e outros problemas socioambientais que apenas a delimitação de áreas de proteção ambiental já não é mais capaz de resolver.

Em paralelo, as comunidades e povos tradicionais, que têm a produção agroecológica e agroflorestal como suas principais atividades econômicas, sofrem com a baixa agregação e captura de valor dentro das cadeias produtivas em que estão inseridos.”

Com o objetivo de desenvolver em rede o potencial econômico de negócios comunitários sustentáveis, o Conexsus – Instituto Conexões Sustentáveis criou o Desafio Conexsus.

1040 organizações se cadastraram no Desafio Conexsus e agora elas fazem parte do Mapa de Negócios Comunitários Sustentáveis, que traz informações sobre quem são essas organizações, o que produzem e um pouco de sua história. Além disso, seus dados também passaram a compor o Panorama de Negócios Comunitários Sustentáveis no Brasil (que você poderá conferir no final do texto).

No mapa, você encontrará negócios comunitários que atuam nas cadeias de:

  • alimentação saudável e sustentável
  • agrofloresta sustentável
  • sociobiodiversidade e extrativismo
  • pesca artesanal sustentável
  • manejo florestal comunitário
  • turismo de base comunitária

Conheça a localização dos negócios e a informação sobre quem são e o que produzem:

Confira também o Panorama de Negócios Comunitários Sustentáveis, que traz uma série de dados e gráficos, com informações sobre o que produzem os negócios, com qual a abrangência, qual faturamento, como produzem e como comercializam seus produtos, entre outras.

recorte-por-bioma-panorama-negocios-comunitarios-sustentaveis-brasil-desafio-conexsus-inovasocial-01

Atualmente o Desafio Conexsus está em sua segunda fase, onde 300 organizações cadastradas participam de oficinas locais e visitas técnicas, realizadas em conjunto com os parceiros cocriadores do desafio. Já na terceira etapa, (que se inicia em outubro deste ano), o mínimo 70 organizações serão convidadas a participar do Ciclo de Desenvolvimento de Negócios Comunitários Sustentáveis, que terá:

  • Jornada de Aceleração
  • Oficinas de Modelagem de Negócios Sustentáveis
  • Laboratório de Soluções de Acesso a Comercialização e Mercados
  • Laboratório de Crédito e Soluções Financeiras

Para saber mais sobre o Desafio Conexsus e acompanhar as próximas etapas do projeto, clique aqui.

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail