Conheça a árvore que produz energia eólica

Mesmo se você é um entusiasta da ideia de que é necessário que o mundo adote de uma vez por todas a energia renovável, reduzindo o consumo de combustíveis fósseis que alteram o clima, é um pouco difícil se acostumar com a ideia de termos, espalhadas pelo mundo, fazendas gigantes de turbinas eólicas de tamanho industrial. Alguns críticos vêem os dispositivos altíssimos como muito barulhentos ou como itens que estragam qualquer paisagem. Além desses detalhes, também há pessoas que acreditam que as turbinas apresentam um perigo letal para as aves migratórias que são sugadas por suas lâminas.

arvore-energia-eolica-inova-social-gif

Pensando nisso, a empresa francesa New Wind criou um inovador dispositivo de energia eólica, o Arbre à Vent – francês para “árvore de vento”. Ele é algo parecido com uma árvore, embora tenha menos de 3 metros de altura, com folhas com um quê de Salvador Dalí. Essas folhas são, na verdade, minúsculas micro turbinas. Cada árvore compreende 72 turbinas projetadas para capturar a energia do vento, mesmo que mínimo. Os dispositivos acumulam e armazenam a eletricidade, de modo que os watts eventualmente se transformem em quilowatts.

Cada Arbre à Vent tem o potencial de gerar cerca de 3,1 quilowatts de eletricidade. Isso é uma quantidade minúscula comparada aos parques eólicos de escala industrial, mas você provavelmente não vai querer ter uma daquelas turbinas gigantes em seu quinta, certo?

“O vento urbano não é muito forte, mas é muito turbulento,” diz Julia Revuz, engenheira da New Wind. “Essas turbinas precisam de menos vento para começar e produzir cerca de 3 quilowatts de energia, o que poderia aquecer uma casa pequena ou carregar um carro elétrico.”

No entanto, embora a New Wind pretenda que o seu produto esteja pronto para ser exportado ainda em 2017, ainda não foi feita a divulgação do valor do produto ou de quando ele estará disponível no mercado.

Enquanto aguardamos novidades, fique com o vídeo abaixo, mostrando a construção de uma Arbre à Vent:

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail