Merwede: O bairro sustentável holandês onde cada carro será compartilhado por 3 famílias

Utrecht é a quarta maior cidade da Holanda, lar da maior universidade do país, além de ser um ponto central de transporte – que fica cada vez mais movimentado. É uma das cidades que mais crescem no país e expectativa é de que ela ganhe 100.000 novos residentes até 2040. Não é a primeira (nem a segunda!) vez que falamos sobre Utrecht no InovaSocial. Nos últimos anos, a cidade vem sendo

Em 1965, Utrecht experimentou, temporariamente, fechar para veículos as ruas no centro da cidade. Utrecht já é conhecida por ser uma das cidades mais “bike friendly” do mundo. Ainda assim, os veículos tendem a ditar os projetos da maioria dos espaços públicos, como acontece na maioria das cidades do mundo. Para mudar isso, um novo bairro está sendo projetado.

Merwede será o lar de 12.000 pessoas em uma área de mais de 240 mil m2 ao sudoeste de Utrecht. Pedestres e ciclistas são o foco do projeto; uma frota de carros e bicicletas compartilhados estará disponível para todos os moradores. A grande diferença é que, ao invés de um ou dois (ou até mais) carros por família, congestionando as ruas e lotando os estacionamentos pela cidade, Merwede terá apenas um carro para cada três famílias.

Mais de um terço dos 1,3 milhão de habitantes de Utrecht já pedalam diariamente para o centro da cidade, mas Marco Broekman, arquiteto que faz parte da empresa que liderou o projeto de Merwede, acredita que muitos holandeses ainda estão presos à ideia de possuir uma casa geminada com um ou dois carros estacionados na garagem, mas, ao mesmo tempo, é possível ver nas novas gerações pessoas com uma mentalidade diferente em relação aos carros (tanto como propriedade, quanto em um sistema de compartilhamento).

“Ao ter essa área livre de carros, podemos projetar espaços focando no essencial para uma área de alta densidade, com pontos que envolvem qualidade do espaço público, áreas verdes, biodiversidade, adaptação climática e locais de encontro para interação social”, disse Marco Broekman. “Com uma área livre de carros, queremos estabelecer um padrão para novos bairros de alta densidade e definir as condições certas para que as pessoas possam mudar seu comportamento; trocando o carro por meios de transporte mais sustentáveis.”

O projeto de Merwede transformará o que atualmente é um parque comercial cheio de escritórios em um bairro completo, com 6.000 habitações em mais de 200 edifícios. Todos os edifícios terão um jardim no pátio e um novo parque irá proporcionar uma área para caminhadas ao longo do canal.

A ideia é que Merwede seja uma área que contenha praticamente tudo o que um cidadão precisa no dia a dia – como supermercado, escolas primárias e secundárias e serviços de saúde, a uma curta distância. O objetivo é fazer com que as pessoas possam fazer compras, trabalhar, praticar esportes e relaxar dentro do bairro. Esse novo projeto poderá dar às pessoas a chance de viver dentro da cidade, podendo simplesmente caminhar ou pedalar até seus compromissos.

Os telhados dos edifícios irão contar com painéis solares e a água do canal próximo ao bairro será usada na “maior instalação subterrânea de armazenamento e calor da Holanda”, para aquecer e resfriar o bairro. Merwede será praticamente neutro em termos de energia; e, além disso, especialistas estão pesquisando formas de fazer com que o distrito também pode se tornar circular.

“Por mais que Utrecht seja uma cidade ‘bike friendly’, dirigir carros ainda é uma atividade popular”, diz Marco Broekman. “É preciso uma grande mudança na mentalidade dos habitantes para transformar Utrecht em uma cidade totalmente sem carros; ou pelo menos uma cidade onde dirigir carros não é algo tão comum. Merwede poderá impulsionar essa mudança.”

No momento, o projeto está em fase de avaliação pública e, em seguida, os planos de Merwede serão analisados pelo conselho da cidade. Se tudo correr conforme o planejado, os primeiros residentes poderão se mudar para seu novo bairro em 2024.

Confira mais imagens abaixo:

merwede-bairro-sustentavel-utrecht-holanda-inovacao-social-inovasocial-07

merwede-bairro-sustentavel-utrecht-holanda-inovacao-social-inovasocial-06

merwede-bairro-sustentavel-utrecht-holanda-inovacao-social-inovasocial-05

merwede-bairro-sustentavel-utrecht-holanda-inovacao-social-inovasocial-04

merwede-bairro-sustentavel-utrecht-holanda-inovacao-social-inovasocial-03

merwede-bairro-sustentavel-utrecht-holanda-inovacao-social-inovasocial-02

merwede-bairro-sustentavel-utrecht-holanda-inovacao-social-inovasocial-01

Deixe uma resposta

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail