Call for Code: Conheça os finalistas do concurso que busca soluções inovadoras para atendimento após desastres naturais

Call for Code: Conheça os finalistas do concurso que busca soluções inovadoras para atendimento após desastres naturais

Quando uma região é atingida por um desastre natural, as equipes de emergência podem ficar sobrecarregadas no momento em que prestar socorro de forma eficiente é algo essencial. O problema em questão não se dá apenas pelo grande volume de chamadas que uma central de emergência recebe; se a rede de comunicação cai, o que acontece é um silêncio ensurdecedor. As equipes de emergência não estão lutando apenas contra todas as adversidades que um desastre natural pode trazer, mas também estão lutando contra o tempo. É preciso determinar quem precisa de ajuda, onde essas pessoas estão e como priorizar essas necessidades para alcançar a todos com segurança. E o concurso Call for Code, da IBM, foi criado para encontrar soluções para esses problemas.

O desafio focado em design de produto está em sua segunda edição e foi criado para incentivar desenvolvedores, cientistas de dados e ativistas a criar suas próprias soluções inovadoras para o atendimento em regiões atingidas por desastres naturais. Este ano, a IBM recebeu mais de 5.000 inscrições de 165 países. Ao todo, 180.000 pessoas participaram do desafio, que incluiu várias fases com competições e eventos locais. Agora, os 5.000 grupos foram resumidos a 5 finalistas; e você os conhecerá hoje, no InovaSocial:

  • Rove – América do Norte

rove-call-for-code-ibm-finalistas-2019-inovacao-social-inovasocial-05

Quando um furacão ou um tornado está próximo, é comum que pessoas localizadas nas regiões a serem atingidas recebam alertas em seus celular. E se esse sistema de alerta pudesse ser um sistema bidirecional, ao invés de uma transmissão, coletando informações vitais daqueles que precisam de ajuda? É aí que Rove entra. Quando as pessoas precisarem de ajuda, elas podem enviar sua solicitação por SMS, o processamento de linguagem natural é avisado de seu pedido de ajuda e um algoritmo é usado para elaborar um painel prioritário com base na localização das pessoas que mais precisam de ajuda.

  • Prometeo – Europa

prometeo-call-for-code-ibm-finalistas-2019-inovacao-social-inovasocial-02

Durante um incêndio, a ajuda prestada por bombeiros é crucial para as pessoas que estão em risco. Mas quem mantém os bombeiros seguros em condições perigosas? O Prometeo usa sensores e IoT para monitorar os níveis de inalação de fumaça e os efeitos no organismo dos socorristas. Utilizando aprendizado de máquina, o sistema pode detectar quando o nível de toxicidade pode afetar a saúde de um bombeiro, para que ele possa receber atendimento médico antes que os danos sejam permanentes.

 

  • Sparrow – Ásia-Pacífico

sparrow-call-for-code-ibm-finalistas-2019-inovacao-social-inovasocial-01

A ajuda médica é uma das necessidades mais urgentes após um desastre natural, desde ferimentos sofridos durante o desastre até complicações enfrentadas por pacientes de alto risco, quando medicamentos vitais foram perdidos ou destruídos. Ao empregar uma interface de conversação, o Sparrow, habilitado para IA, conecta pessoas a vários serviços, incluindo acesso a registros médicos ou aconselhamento em tempo real de um médico.

 

  • AsTeR – Europa

aster-call-for-code-ibm-finalistas-2019-inovacao-social-inovasocial-04

Devido ao aumento nas chamadas de emergência logo após um desastre natural, as centrais de atendimento são frequentemente inundadas com pedidos de assistência, dificultando a visualização perfeita de como e para onde direcionar recursos de emergência. O Projeto AsTeR usa serviços que transformam fala em texto e processamento de linguagem natural para priorizar chamadas em ordem de nível de emergência. A equipe usa a IA para gerar um mapa de calor, que mostra aos serviços de emergência onde a ajuda é mais necessária.

 

  • Healios – América do Norte

healios-call-for-code-ibm-finalistas-2019-inovacao-social-inovasocial-03

A ajuda a uma região afetada por um desastre natural é necessária tanto imediatamente, quanto a longo prazo. O caos de um desastre natural aumenta as necessidades relacionadas à saúde mental das comunidades afetadas. Helios é um projeto que usa um serviço de conversação e IA para ajudar a conectar aqueles que precisam de cuidados de saúde mental com os profissionais adequados, através de um app desenvolvido para iOS e Android que pode fornecer atendimento de saúde mental de alta qualidade em grande escala.

 

O vencedor, que será anunciado em outubro, receberá um prêmio de US$ 200.000 e trabalhará com a IBM e a Linux Foundation para criar um protótipo de código aberto. Eles também terão acesso à iniciativa Code and Response da IBM, projeto que leva tecnologias de código aberto às comunidades onde elas são mais necessárias.

“Desde o início do Call for Code, em 2018, buscamos ideias que pudessem ser sustentadas como projetos de código aberto, a fim de causar um impacto positivo e duradouro no mundo”, diz Daniel Krook, diretor de tecnologia da iniciativa Code and Response da IBM. “Ao destacar esses ideias, esperamos chamar a atenção para as formas pelas quais a tecnologia e os desenvolvedores que a utilizam podem ter um impacto positivo em suas próprias comunidades.”

O Project Owl, vencedor de 2018, desenvolveu hexágonos tridimensionais de borracha que podem ser lançados sobre zonas de desastre. Cada uma dessas formas possui um transmissor de Wi-Fi em miniatura que pode ser sincronizado com os outros transmissores, criando uma rede móvel improvisada.

project-owl-call-for-code-ibm-2018-finalistas-2019-inovacao-social-inovasocial-06

project-owl-call-for-code-ibm-2018-finalistas-2019-inovacao-social-inovasocial-07

__

Créditos: Imagem Destaque – Tithi Luadthong

Compartilhe esse artigo: