Virada Sustentável SP irá falar sobre ODS, Empreendedorismo Social e mais!

A 9ª edição da Virada Sustentável em São Paulo será realizada de 22 a 25 de agosto, com mais de 600 atrações em diversos locais nas cinco regiões da cidade como Parque Ibirapuera, Instituto Tomie Ohtake, Centro Cultural da Juventude, Teatro Sérgio Cardoso, Museu da Diversidade Sexual, Biblioteca Villa-Lobos, Biblioteca São Paulo, MIS, ‘Rua das 100 Minas’ na Lapa, Circuito Paulista (Parque Mário Covas, Parque Trianon, Japan House, Blue Note, Parque Augusta, Minhocão), Unibes Cultural, unidades dos CEUs, Fábricas de Cultura e diversos outros equipamentos culturais e socioeducativos.

O evento, que vem reunindo milhares de pessoas a cada edição, promove uma programação recheada de shows, exposições, instalações, palestras, aulas de meditação, cinema ao ar livre, entre outras atividades, todas abertas e gratuitas ao público. Entre os destaques estão o show de Luedji Luna e apresentação da Orquestra Jovem Tom Jobim com Zélia Duncan no Parque Ibirapuera, uma intensa programação no Circuito Paulista com CineSolar, o primeiro cinema itinerante do Brasil que utiliza energia limpa e renovável para funcionar, no Parque Mário Covas, Pic Nic no Parque Augusta, Pintura Coletiva no Minhocão, Jazz ao Pôr do Sol no Unibes Cultural, Rua das 100 Minas na Lapa, com programação exclusiva criada por mulheres, e centenas de atrações gratuitas.

Uma novidade deste ano é o Fórum Virada Sustentável 2019, programação especial de talks e palestras sobre negócios de impacto, mobilidade urbana, economia colaborativa, economia circular, moda sustentável, mudanças climáticas, meio ambiente e inovação social, entre outros temas. A ocupação toma conta do Unibes Cultural ao longo de dois dias, reunindo mais de 50 atividades e mais de 150 palestrantes, onde será possível conhecer tudo que há de novo sobre respostas e soluções para os desafios contemporâneos da humanidade, além, é claro, de muita arte e celebração.

Neste ano, o festival é segmentado em oito pilares: Música, Fórum, Artes Visuais, Cinema, Teatro, Dança, Kids e Bem Estar.

Nos dias 21/08 e 22/08 (quarta-feira e quinta-feira), no cruzamento da Avenida Paulista com a Consolação, uma projeção mapeada de grandes proporções, realizada pela Visualfarm a partir de elementos do projeto Imagine2030, que através de uma investigação criativa procura materializar em imagens como seria o mundo em 2030, caso as metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fossem cumpridas. Como pode ser 2030? Com um time de investigadores vamos mergulhar na realidade de brasileiros inovadores para a partir do que estão fazendo no presente, enxergar como pode ser o futuro. Imagine2030 é uma co-realização ‘Believe’, um ativador de narrativas positivas, projeto do Alana Foundation com atuação no Brasil e no mundo, e ‘Imagina’, uma organização sem fins lucrativos que trabalha para ativar o poder de transformação das pessoas tendo a imaginação como guia. Das 19h às 3h o público poderá acompanhar a projeção, reforçando a importância de acreditar que é possível um mundo melhor.

Outro evento relacionado à Inovação Social é a apresentação do presidente do programa Portugal Inovação Social, Filipe Almeida, que coordena um dos mais ambiciosos projetos de estímulo ao empreendedorismo social do mundo, em 23 de agosto (sexta-feira), ambos no Unibes Cultural.

A 9ª Virada Sustentável São Paulo apresenta mais de 600 atividades e gera ampla visibilidade às iniciativas positivas e inspiradoras da cidade, que trabalham temas como biodiversidade, cidadania, mobilidade urbana, água, direito à cidade, mudanças climáticas, consumo consciente e economia verde, entre outros. Neste ano, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o festival estará novamente presente em 44 das 46 unidades dos CEUs (Centros Educacionais Unificados) da capital.

A edição paulistana é mais uma vez alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), agenda de desenvolvimento assinada por mais de 190 países que tem como objetivo determinar o curso global de ações da sociedade, indivíduos e governos, para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar geral, proteger o meio ambiente, enfrentar as mudanças climáticas, entre outros, até o ano de 2030.


Clique aqui e confira a programação completa.


Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail