TOP 10: Os textos do InovaSocial mais lidos em 2018

Tem gente que diz que o ano se passou arrastando. Já outras pessoas sentiram que 2018 foi um sopro. Independente de qual é seu sentimento com relação a isso, uma coisa é inquestionável: 2018 rendeu muuuuito assunto. Tivemos Copa do Mundo, eleições presidenciais, falamos sobre fake news, URSAL, banheira de Nutella, vimos o maior foguete do mundo ser lançado ao Universo e imaginamos o mundo daqui a 20 anos.

Em 2018, publicamos mais de 300 conteúdos. E, hoje, queremos relembrar, juntos, os 10 textos mais lidos de 2018 no InovaSocial:

posts-mais-lidos-inovasocial-inovacao-social-apps-aplicativos-bem-estar-produtividade

10 | 5 apps para melhorar seu bem estar e sua produtividade diariamente

Todo mundo pode melhorar sua produtividade diária. E a boa notícia é que, como a maioria das coisas que fazemos hoje em dia, você pode fazer isso diretamente do seu smartphone ou computador.

Conheça os aplicativos que foram especialmente desenvolvidos para melhorar seu foco e fazer com que você se torne mais produtivo diariamente.

Clique aqui e confira!


posts-mais-lidos-inovasocial-inovacao-social-rota-uva-jundiai

9 | Rota da Uva: A importância da agricultura familiar em Jundiaí e região

No entanto, a Rota da Uva é muito mais que um circuito turístico, é uma aula de inovação social e no texto de hoje vou explicar os motivos desta afirmação.

Administrado pela associação homônima, a Rota da Uva visa muito mais do que só mostrar paisagens e delícias tradicionais produzidas pelos descendentes de italianos e portugueses. O percurso também visa valorizar a agricultura familiar e tradicional, que – com os anos – tem perdido espaço para loteamentos de luxo.

Clique aqui para saber mais sobre a Rota da Uva!


posts-mais-lidos-inovasocial-inovacao-social-tipos-energia

8 | Guia da Energia: Quais são os tipos existentes de energia, suas vantagens e desvantagens

Fontes renováveis, fontes não-renováveis. Energia eólica, nuclear, hidrelétrica, solar… Existem diversas formas de se gerar eletricidade. Todas elas têm suas peculiaridades, vantagens e desvantagens.

Você sabe quais são eles?

Preparamos o Guia da Energia, um guia simples e completo para entender tudo sobre cada um dos tipos de energia e como cada uma delas.

Para conferir, clique aqui!


posts-mais-lidos-inovasocial-inovacao-social-leitura-estudo-caso-negocio-impacto-social

7 | De delivery de saladas a fintechs: 10 estudos de caso de negócios com impacto social e ambiental

No primeiro semestre de 2017, o PNUD e o SEBRAE abriram a chamada de casos para a Iniciativa Incluir. Dividido em 6 categorias, o projeto visava acompanhar ideias inovadoras, negócios com soluções de impacto social e de impacto ambiental (positivo), negócio de impacto em escala, negócio inclusivo em cadeias de valor e negócio rural de impacto.

Concluído a chamada e as etapas de classificação, foi publicado o livro “De delivery de saladas a fintechs: 10 estudos de caso de negócios com impacto social e ambiental”, que reúne os casos vencedores.

Clique aqui e saiba mais!


posts-mais-lidos-inovasocial-inovacao-social-brasil-global-innovation-index-ranking

6 | E a inovação no Brasil? Segue estagnada, segundo o Global Innovation Index

De acordo com a edição 2017 do Global Innovation Index (GII), o Brasil segue estagnado na 69ª posição do ranking mundial da inovação.

Visto que somos um país continental e com boa produção de alimentos, era de se esperar que estivéssemos a frente, pelo menos, dos nossos vizinhos. Para entender onde estão os prós e contras, o InovaSocial comparou Brasil e Chile dentro de alguns dos 81 indicadores e destacou abaixo alguns pontos do cenário de inovação no país.

Para saber mais, clique aqui!


posts-mais-lidos-inovasocial-inovacao-social-fake-news

5 | A luta contra Fake News: Como identificar uma notícia falsa

Você já deve ter ouvido falar em fake news (é claro!), afinal, não se fala em outra coisa atualmente. Aqui no InovaSocial, nós já falamos que “acreditar em fake news pode nos custar a democracia”.

A frase pode parecer uma afirmação alarmista, mas pior que é verdade. Isso já foi usado anteriormente e funcionou. O termo “fake news” pode parecer algo recente e cria das redes sociais, mas já vimos isso em vários momentos da história.

Clique aqui e entenda.


posts-mais-lidos-inovasocial-inovacao-social-publicidade-infantil-youtube

4 | As crianças no YouTube: publicidade infantil, supervisão dos pais e banheiras de Nutella

O que o seu filho (realmente) assiste no YouTube? Talvez você não saiba responder esta pergunta com 100% de certeza, mas não precisa se sentir culpado, afinal, ao contrário do que era a televisão nas décadas passadas, que centralizava o entretenimento audiovisual da casa e dificultava o consumo de vídeos longe dos olhos parentais, o conteúdo digital está em todo lugares. Se por um lado, a disseminação de conteúdo é um dos grandes trunfos da era digital, por outro, deixou os pais com um grande problema nas mãos.

Para ler mais, clique aqui.


posts-mais-lidos-inovasocial-inovacao-social-plano-ursal-fake-news

3 | Eleições 2018: O Plano URSAL – A vitória das Fake News

Tudo começou durante um dos primeiros debates dos candidatos à presidência do Brasil. E, com isso, voltamos a um dos assuntos mais falados no ano: Fake News.

Apesar do tom jocoso de muitos, algumas pessoas ainda não perceberam que a URSAL é um termo irônico. Pelo contrário, montam teorias conspiratórias por trás da sigla e espalham o medo e incertezas.

Clique aqui e leia mais!


posts-mais-lidos-inovasocial-inovacao-social-previsoes-singularity-university-2038

2 | As previsões da Singularity University até 2038

Como serão os próximos 20 anos? Pode parecer uma pergunta difícil, principalmente para nós, brasileiros, que não sabemos nem como será a nossa próxima eleição presidencial e, consequentemente, nossos próximos quatro anos. Mas tem gente pensando lá na frente, e uma dessas pessoas é o dr. Peter H. Diamandis, co-fundador da Singularity University.

E nós comentamos cada uma dessas previsões, em um texto que ficou dividido em duas partes.

Para conferir as previsões, leia a Parte I e a Parte II.


posts-mais-lidos-inovasocial-inovacao-social-deputado-governador-senador

1 | Eleições 2018: Qual a diferença entre deputados, senadores e governadores?

Apesar dos holofotes das eleições 2018 terem ficado muito direcionados para os candidatos à presidência, este ano temos outros cargos sendo disputados. Governadores (e vices), senadores, deputados federais e estaduais também estavam na corrida eleitoral pelos nossos votos. Por isso, foi muito importante entendermos quem são e o que fazem essas pessoas.

Para saber tudo, clique aqui.


Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail