Por que é tão difícil curar o HIV e o quão próximos estamos de erradicá-lo?

Você já se perguntou se estamos próximos de erradicar o vírus do HIV de nossa sociedade? Já parou para tentar imaginar como era a vida de um médico no Antigo Egito? Será que a medicina nuclear é segura? O que, exatamente, é TOC? Se você já parou para se fazer alguma dessas perguntas, talvez nossas indicações de vídeos de hoje possam te ajudar a esclarecer tais questões.

Aqui estão alguns vídeos curtos e fascinantes que vão fazer com que você aprenda mais e entenda melhor questões relacionadas à saúde e à medicina! Todos os vídeos são produções do TED-Ed, a plataforma educacional do TED que celebra ideias de professores e estudantes ao redor do mundo (todos os vídeos têm legendas em português, basta ativá-las acessando as configurações, no canto direito inferior do player).

  • Por que é tão difícil curar o HIV/AIDS?

Em 2008, algo incrível aconteceu: um homem ficou curado do HIV. Em mais de 70 milhões de casos de infecção por HIV, esse foi o primeiro e, até hoje, o último, e ainda não sabemos exatamente como ele se curou. Mas se conseguimos curar diversas outras doenças, como a malária e a hepatite C, por que não conseguimos o mesmo com o HIV? Janet Iwasa examina as características específicas do HIV que o tornam tão difícil de curar.


  • O quão próximo estamos de erradicar o HIV?

Estamos cada vez mais próximos de alcançar uma das metas mais importantes dos nossos tempos para a saúde pública: a erradicação do VIH. Para tal, não precisamos sequer de curar a doença. Simplesmente temos de conseguir impedir a transmissão do VIH até que isso conduza à sua extinção. Neste vídeo, Philip A. Chan aprofunda as medidas preventivas que atualmente nos ajudam a controlar o VIH e aborda a possibilidade de travar a epidemia no futuro.


  • Um dia na vida de uma médica do Antigo Egito

É mais uma manhã escaldante em Mênfis no Egito. Conforme a luz do sol brilha sobre o Nilo, Peseshet verifica seus suprimentos. Mel, alho, cominho, folhas de acácia, óleo de cedro. Ela está bem abastecida com o essencial para tratar seus pacientes. Elizabeth Cox retrata um dia na vida de uma médica do Antigo Egito.


  • Desmascarando os mitos do TOC

Existe uma concepção comum de que se você é meticulosamente organizado em suas coisas, mantém as mãos limpas, ou planeja seus finais de semana nos mínimos detalhes, você pode ter TOC. Na verdade, o TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) é uma condição psíquica séria que é frequentemente incompreendida pela sociedade e por profissionais da saúde mental. Natascha M. Santos desmascara os mitos a respeito do TOC.


  • O que é medicina nuclear, e será que ela é segura?

Existe uma maneira de detectar doenças como câncer e Alzheimer antes que elas avancem demais? Os médicos estão usando drogas radioativas injetadas que circulam pelo corpo e atuam como um guia para os exames de PET. Essas ferramentas de diagnóstico podem detectar a disseminação de doenças antes que possam ser identificadas com outros tipos de imagens. Então, como exatamente isso funciona, e será que é seguro? Pedro Brugarolas investiga.

__

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Créditos – Imagem Destaque: Shutterstock

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail