Use a pausa para o café para aprender algo novo

Vai fazer uma pausa para um café e quer aproveitar o tempo estimulando a mente? Aqui estão alguns vídeos curtos e fascinantes que podem te ajudar nisso! Todos os vídeos são produções do TED-Ed, a plataforma educacional do TED que celebra ideias de professores e estudantes ao redor do mundo (todos os vídeos têm legendas em português, basta ativá-las acessando as configurações, no canto direito inferior do player).

  • Como um notícia falsa se espalha?

Nas décadas anteriores, a maioria das notícias com alcance global vinham de vários grandes jornais e redes com os recursos para coletar informações diretamente. A velocidade com que a informação se espalha agora, no entanto, criou as condições ideais para um cenário onde notícias falsas se proliferam facilmente. Noah Tavlin lança luz sobre esse fenômeno.


  • Gerenciando seu tempo de forma efetiva (de acordo com as máquinas)

Seres humanos e computadores compartilham o desafio de como fazer o máximo possível em um tempo limitado. Nos últimos cinquenta anos, cientistas da computação aprenderam muitas estratégias boas para administrar o tempo efetivamente. Brian Christian compartilha como podemos usar alguns desses insights para aproveitar ao máximo nossas próprias vidas.


  • Síndrome do Impostor: O que é e como combatê-la

Mesmo depois de escrever onze livros e ganhar vários prêmios, Maya Angelou não conseguiu deixar de duvidar de sua própria capacidade de alcançar tantas conquistas. Esse sentimento de fraude é extremamente comum. Por que algumas pessoas podem sentir que suas ideias e habilidades não merecem a atenção dos outros? Elizabeth Cox descreve a psicologia por trás da Síndrome do Impostor e o que você pode fazer para combatê-la.


  • Como seria viver na Lua?

A Agência Espacial Européia pretende estabelecer uma base de pesquisa habitada na Lua na década de 2020. Mas viver neste “acampamento lunar” não será fácil. Como os humanos lidarão com a radiação cósmica? O que os habitantes comerão? E qual é o motivo disso tudo, afinal? Alex Gendler detalha os desafios e benefícios da construção de uma colônia lunar.


  • Como a tecnologia está mudando a medicina

Esta é uma rotina cada vez mais comum em hospitais em todo o mundo: um enfermeiro ou enfermeira mede nossa altura, peso, pressão arterial e prende um clipe de plástico brilhante ao nosso dedo. De repente, uma tela digital lê o nível de oxigênio em nossa corrente sanguínea. Como isso acontece? Sajan Saini mostra como a tecnologia está ajudando na criação de ferramentas de diagnóstico menos invasivas.

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Créditos: Imagem Destaque – Shutterstock

Deixe uma resposta

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail