Negócios de Impacto: Conheça as origens e os caminhos para o futuro desse ecossistema

A história dos negócios de impacto é também a história das consequências positivas e negativas da humanidade e da globalização. São as narrativas e os fatos sobre a busca de soluções para problemas que nos afetam sócio, econômico e ambientalmente – escassez e concentração numa equação que não fecha, nem ao curto e nem ao longo prazos.

Em parceria com o Instituto Sabin, a Aupa desenvolveu uma reportagem especial que apresenta uma história possível – dentre tantas maneiras de relatar esta movimentação global – de como o ecossistema de impacto se constitui no Brasil, a partir do resgate histórico de seus agentes e conceitos, que atuam em constante transformação e de sua formação atual, assim como o mundo no qual estamos inseridos.

Existem questões e problemas antigos e novos, que impactam a humanidade há tempos; porém, agora eles passam a serem enfrentados com novas ferramentas, advindas do mercado. Tal instrumental traz possíveis soluções e, ao mesmo tempo, questionamentos, como: seriam estas “novas” ferramentas adequadas para reverter os problemas de impacto socioambiental? O uso do termo ecossistema não é por acaso, numa história que pode ser entendida a partir do incômodo gerado em consequência da excludente predação e da esperança em soluções que só podem vir de associações coletivas e simbioses.

O conteúdo da reportagem da Aupa está inserido dentro dessa constante construção, e segue aberto as profundas transformações que nossa sociedade vive. Para traçar essa história, o caminho foi dividido em três pontos. O primeiro fala sobre uma sociedade em transformação no mundo e no Brasil. Enquanto isso, o segundo destaca o Brasil com uma construção de seu próprio ecossistema de impacto. Por fim, o terceiro ressalta a expansão nos negócios e os desafios a serem considerados no presente e no futuro do setor 2.5.

Clique aqui para conferir a reportagem completa, que conta as origens e aponta os caminhos para o futuro do ecossistema de negócios de impacto social no Brasil e no mundo.

__

Créditos: Imagem Destaque – Murilo Mendes / Aupa

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail