A simplicidade é a solução para os nossos problemas

Quantas vezes você olhou para uma ideia genial e falou “isso é muito simples, como nunca pensei nisso antes?!”. É sobre essa simplicidade que quero conversar com você no texto de hoje. Mas antes, quero apresentar o projeto que vai ilustrar e exemplificar isso tudo. A Isobar é uma maleta micro refrigerada que permite transportar vacinas e, segundo a OMS, pode salvar cerca de 1,5 milhão de pessoas por ano. Criada pelo designer William Broadway, na época com 22 anos e estudante de Design Industrial e Tecnologia da Universidade Loughborough, no Reino Unido, a ideia da maleta surgiu durante uma viagem de turismo. Segundo Broadway, o surfe na costa do México quase virou um transtorno logístico, visto que eles precisavam transportar 13 quilos de gelo para os cinco dias de curtição.

Broadway conta que encontrou a solução em um método utilizado por agricultores sem acesso a eletricidade. O sistema da Isobar usa amoníaco e água para gerar um efeito higroscópico, “proporcionando uma refrigeração muito potente”, afirma o designer. Graças a “magia da química”, a maleta mantém o interior refrigerado e com temperatura constante durante 30 dias. Em regiões pouco desenvolvidas ou com transporte limitado, a Isobar se mostra como uma excelente solução no transporte para vacinas, por exemplo. Para que seja mantido o efeito eficaz de uma vacina, é preciso conservá-las em ambientes entre 2º a 8ºC, ou seja, se Broadway precisou de 13 quilos de gelo em sua viagem de cinco dias, imagine conservar vacinas em uma campanha pela África subsaariana.

O sistema da Isobar usa amoníaco e água para gerar um efeito higroscópico, “proporcionando uma refrigeração muito potente”, afirma o designer.

Agora que você já conhece o case Isobar e como um estudante de 22 anos criou uma “micro geladeira” que pode salvar vidas, vamos voltar ao nosso tema principal, a simplicidade. Broadway é um designer industrial, isso é um fato. Um rapaz com conhecimento técnico e uma mente bem perspicaz, mas você percebeu como ele encontrou a solução na simplicidade? Acredito que grandes ideias são feitas de dois fatores: pesquisa e repertório. O jovem designer já possuía um repertório da academia e foi pesquisar soluções para completar a sua ideia, a fim de resolver um problema. Ele podia, como muitos outros inventores, ter pensando em um sistema de refrigeração complexo e automático, alimentado por (sei lá) luz solar, por exemplo.

simplicidade-isobar-micro-geladeira-vacinas-inovasocial-01

No entanto, Broadway levou ao pé da letra o conceito do design. Se você não sabe, o termo “design” não significa desenhar, mas projetar. E, segundo o dicionário, o verbo no transitivo direto significa “arquitetar uma ideia, um projeto; planejar”, ou seja, ele viu um problema e planejou uma solução. Acredito que uma das primeiras perguntas que ele se fez foi “isso já não existe?” e/ou “como as pessoas vivem sem geladeira?”. Para nós, mortais com acesso à internet, eletricidade em abundância e ducha quente, viver sem geladeira parece uma coisa “das cavernas”, mas não é.

A Isobar é apenas um exemplo, mas o ponto que quero chegar é que devemos observar e planejar mais. Se queremos fazer a diferença de alguma forma, precisamos partir da simplicidade, principalmente se a discussão for inovação social. Não adianta criar soluções mirabolantes, se o ambiente em que a ideia será aplicada não possui suporte.

Outro dia estive na sede de uma grande empresa de tecnologia e o gerente de projeto contou a seguinte história. “Havíamos criado uma solução incrível para o agronegócio. Algo que facilitaria muito a produção agrícola e diminuiria o desperdício. Mas quando chegamos no local, esquecemos que o 3G não funcionava direito e o aplicativo era obsoleto”. Ele continuou a história, mas percebeu meu sorriso de “cara, como vocês não pensaram nisso!?”. “Voltamos para o escritório e revisamos todo o projeto. Trabalhamos como se estivéssemos em 1998 e a solução final foi mais simples do que a primeira”.

É normal cair no conto da ideia mirabolante. Em um cotidiano onde achamos que tudo já foi inventado, pode parecer uma tolice pregar a simplicidade, mas no mundo hiperconectado em que vivemos, a solução mais simples pode ser a mais inteligente. É assim que nasce uma ideia genial e que os outros irão olhar e dizer “como eu não pensei nisso antes!?”.

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Deixe uma resposta

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail