Nuru International: Existe solução para a pobreza extrema?

Após viver experiências assombrosas e transformadoras na unidade de forças especiais da Marinha dos Estados Unidos, Jake Harriman decidiu criar a Nuru International, uma organização dedicada a acabar com a extrema pobreza no mundo.

Jake é mestre em Negócios, pela Universidade de Stanford, e, uma vez admitido no mestrado, logo começou a montar uma equipe e um modelo que poderia de fato acabar com a pobreza extrema, talvez até mesmo em nosso tempo de vida. Ele descobriu que as pessoas eram naturalmente atraídas por essa causa, e agora colocou em ação dois projetos usando seu modelo como base.

Esse modelo gira em torno 3 pilares: autocapacitação, sustentabilidade e eficiência.

Primeiro, quando a Nuru chega em uma comunidade, a equipe identifica quem e não o quê. Encontrando líderes de caráter verdadeiro e respeito por seus pares. Essas pessoas são então equipadas com a base do método e outras habilidades necessárias para entender melhor os problemas enfrentados por sua comunidade.

O segundo passo é deixar esses líderes processarem suas novas habilidades e permitir que eles identifiquem as necessidades mais urgentes da comunidade, as dividindo em quatro categorias.

A primeira categoria, a questão mais urgente, envolve a fome. A segunda envolve a capacidade da comunidade de suportar choques financeiros, seguida pela categoria de doenças evitáveis e concluída com educação para crianças. Uma vez determinada, uma linha de base é estabelecida para poder monitorar o progresso ou a regressão.

nuru-international-solucao-pobreza-extrema-inovacao-social-inovasocial-01

No terceiro passo, os contribuintes da Nuru introduzem as estratégias e os métodos de intervenção de pobreza mais importantes do mundo. Os líderes da comunidade, agora equipados com as habilidades para aprender e identificando as questões mais urgentes, podem escolher entre as estratégias apresentadas pela Nuru. Usando o que funcionaria melhor, para o contexto de suas próprias comunidades. Quando as estratégias e os métodos são escolhidos, esses líderes podem reunir suas comunidades para uma ação verdadeira e efetiva e manifestar uma mudança social positiva.

Com o reconhecimento do poder dos mercados realmente livres e das pequenas empresas, o estágio final é criar um modelo de financiamento autossustentável para essas soluções recém-criadas. A Nuru aplica o mesmo método de buscar os líderes da comunidade para encontrar negócios locais que possam financiar os novos programas.

Com treinamento, acesso a recursos e capital, essas empresas são então equipadas para fornecer produtos voltados para o mercado que permitem que as soluções sejam concretizadas.

O objetivo da Nuru é deixar para trás, em cada uma das comunidades, um ciclo de conhecimento e capital autossustentável local, que sempre pode ser melhorado. E, por meio disso, permitir que essas comunidades quebrem um ciclo de pobreza extrema.

O projeto piloto foi realizado no Quênia; e devido ao seu tremendo sucesso, um segundo projeto foi lançado no sul da Etiópia. A esperança da Nuru é de que o modelo se escale rapidamente, tanto de forma orgânica, como através de técnicas aprimoradas através dos próprios colaboradores da Nuru.

Para saber mais sobre a Nuru International, acesse o site oficial da organização e assista aos o vídeos abaixo:

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Mande uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail