Projeto irá construir escola para 3.000 crianças em campo de refugiados na Jordânia

escola-campo-refugiados-jordania-01

Uma grande escola para refugiados sírios será construída em um acampamento na Jordânia, usando um sistema de construção modular desenvolvido com a ajuda de Cameron Sinclair, ex-diretor da ONG Architecture for Humanity.

A ONG italiana Building Peace Foundation está por trás da construção do novo edifício, que será a 10ª instalação do campo de refugiados de Zaatari, parte de seu projeto de arquitetura nomeado Re:Build.

A escola, que será construída em outubro, vai se juntar a um centro de artes e cultura, bem como vários outros espaços educacionais e comunitários anteriormente erguidos em Zaatari. Ela será a maior construção do projeto, com espaço que tornará a educação acessível a 3.000 crianças. A Building Peace Foundation já construiu outros espaços educacionais e comunitários no campo de refugiados de Zaatari, incluindo uma escola menor com oito salas de aula.

escola-campo-refugiados-jordania-02

O objetivo do projeto Re:Build é reformular a abordagem padrão para a construção de campos de refugiados, criando abrigos mais seguros e sustentáveis, que possam ser construídos por membros da comunidade.

As estruturas são construídas usando um sistema de construção modular e “desdobrável” desenvolvido por Cameron Sinclair, em parceria com o arquiteto Pouya Khazaeli. Os trabalhadores da construção são pagos pelo trabalho e os edifícios concluídos podem ser usados como casas, escolas, clínicas, cantinas ou para qualquer outra função que a comunidade exija. A vantagem de criar estruturas que podem ser rapidamente desmanteladas e redistribuídas, é que esse tipo de ação pode ser feita de forma rápida em situações de emergência.

escola-campo-refugiados-jordania-03

“Comecei com esse projeto em 2013, buscando uma metodologia de construção que envolvesse os próprios refugiados, não só para construir suas próprias comunidades, mas para poder reimplantar essas comunidades de volta à Síria, assim que o conflito termine,” diz Cameron, que há mais de vinte anos trabalha em busca de soluções para pessoas que vivem em situações de desastres.

Além das construções, o projeto também criou mais de 100 empregos para refugiados e pequenos produtores locais.

Para conhecer mais sobre o Re:Build, assista ao vídeo abaixo (inglês):

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Deixe uma resposta

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail