Projeto Reca: Fomentando a agricultura familiar

O Projeto Reca (Reflorestamento Econômico Consorciado e Adensado) nasceu de um grupo de agricultores, oriundos de várias partes do Brasil, que foram assentados em uma demarcação do INCRA, no antigo seringal Santa Clara. Com o objetivo de ser uma organização social, produtiva e de base familiar comunitária, referência pelo seu jeito de caminhar solidário e que promove a sustentabilidade e o bem viver, respeitando a sociobiodiversidade da Amazônia, atualmente o Projeto Reca possui diversos prêmios e reconhecimento nacional e internacional, entre eles o de “comunidade fornecedora de matéria-prima mais organizada da Natura.”

Com quatro produtos comercializados: cupuaçu (produto mais abundante nas produções do Projeto Reca, são produzidos toneladas de frutos, que são transformados em polpa, manteiga e outros derivados); açaí (a safra da fruta é processada em uma indústria própria do projeto e transformada em polpa para atender o mercado regional e nacional); palmito (é industrializado sob o mais rigoroso controle de qualidade e de vigilância sanitária, garantindo a qualidade do produto) e a semente de pupunha lisa (são sementes com registro no Ministério da Agricultura e garantia de germinação e percentual de plântulas lisa, com disponibilidade na safra entre os meses de janeiro a junho, atendendo demandas de compra de todo o país).

Além dos produtos, o Projeto Reca tem pesquisado formas de compostagem orgânica, uma vez que em suas unidades de processamento de polpas, conservas e óleos vegetais são gerados grandes volumes de resíduos sólidos todos os anos. Com esse objetivo, surgiu o Projeto de Pesquisa para Reaproveitamento desses resíduos. A pesquisa, ainda em fase de análise, tem por objetivo avaliar as diferentes combinações dos resíduos gerados pelas agroindústrias do local, com finalidade de identificar as características químicas e físicas dos resíduos, para – subsequentemente – fazer uma destinação correta do mesmo, minimizando possíveis impactos ambientais e atendendo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), além de ser mais uma fonte de adubo orgânico retornando para propriedades dos produtores.

Visitação

O Projeto Reca recebe inúmeros grupos de agricultores, cooperativas, associações, ribeirinhos, grupos indígenas, autônomos e outros. O Projeto também organiza grupos de produtores para viagens e visitas de intercâmbio, em busca de conhecer novas atividades e técnicas produtivas sustentáveis que contribuem com o desenvolvimento de suas propriedades rurais e do próprio conhecimento. Para os interessados em conhecer o Projeto, a sugestão é que seja feito um contato prévio, uma vez que não existe um modelo prévio de visitação.

Centro de Vendas

Para os interessados na comercialização dos produtos do Projeto Reca, o Centro de Vendas está localizado ao lado da sede principal (BR-364, Km 1071, Distrito de Nova Califórnia, Porto Velho / RO) e funciona de segunda a sábado, das 06:30 às 19:00.

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail