Soy1Soy4: A primeira comunidade educativa sobre o ciclo menstrual

A primeira comunidade educativa sobre o ciclo menstrual nasceu na Espanha e mulheres de mais de 20 países participam dela. O projeto Soy1Soy4 é uma rede social desenvolvida para falar sobre o assunto e foi criada por Erika Irusta, que é provavelmente a única pedagoga menstrual do mundo. O projeto de Erika conta com sessões online, newsletters, materiais pedagógicos e uma comunidade de mais de 5 mil mulheres.

Erika é pedagoga e membro da Society for Menstrual Cycle Research, ela dedicou os últimos 6 anos para produzir conteúdo e compartilhar conhecimento sobre menstruação a partir de um enfoque feminista, filosófico, científico e antropológico, com o objetivo de proporcionar às mulheres o autoconhecimento de sua natureza cíclica.

A ideia da Soy1Soy4 surgiu em 2013, quando, após anos realizando sessões online, Erika sentiu a necessidade de fazer uma compilação de todo seu trabalho e compartilhar isso com mais pessoas.

Em um vídeo produzido pela PlayGround, Erika conta sobre como sua jornada se iniciou:

Para fazer com que as mulheres conheçam melhor as sua biologia que muda o tempo todo, Erika fala das quatro fases do ciclo menstrual: a fase menstrual, a fase pré ovulatória, a fase ovulatória e a fase pré menstrual. Em cada um desses momentos, o corpo feminino funciona e reage de formas diferentes e o primeiro passo para entender seu corpo é saber o que está acontecendo dentro de si a cada dia.

“É dito às mulheres que somos voláteis, que nossos hormônios nos enlouquecem, que eles são um problema. Por que isso é um problema? Como o ciclo menstrual seria visto se homens também menstruassem? Nossos hormônios não são um problema, muito menos nossa menstruação,” diz Erika.

Mas o projeto vai mais além. A Soy1Soy4 conta com três grandes áreas:

  • Rede Social: projetada com a finalidade de criar grupos de apoio entre mulheres;
  • Aula Virtual: plataforma que dá acesso a todo material de aprendizagem produzido;
  • Laboratório: criado com o objetivo de investigar e gerar conhecimento coletivo sobre através de debates.

A iniciativa da Soy1Soy4 faz parte de um movimento que vem ganhando força nos últimos anos. Esse “ativismo menstrual” não só exige mais conhecimento em torno do tema, mas também tem o objetivo de criar uma abordagem crítica, pedagógica e natural sobre a menstruação. Hoje, projetos como o de Erika são de extrema importância, uma vez que toda mulher tem o direito de conhecer seu corpo em primeiro lugar e entender que não há nada de errado com o que acontece dentro dele.

Para saber mais sobre a Soy1Soy4, acesse o site oficial do projeto e assista ao vídeo abaixo:

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail