Jout Jout, Juliana Alves, Bella Piero e Gabi Oliveira: Conheça as embaixadoras da campanha Ela Decide

Como contamos aqui, no mês passado, organizações do setor privado e organizações filantrópicas, em parceria com o Fundo de População das Nações Unidas, lançaram no dia 26 de abril, um amplo movimento em prol da saúde sexual, reprodutiva e direitos, que coloca as mulheres e adolescentes brasileiras no centro do debate.

Inspirada na ação global She Decides (Ela Decide, em tradução livre), liderada pelos Países Baixos, a campanha Ela Decide Seu Presente e Seu Futuro pretende mobilizar em todo o país ações de apoio e empoderamento das mulheres e adolescentes para tomar decisões autônomas sobre sua sexualidade – sobre engravidar ou não, quando e quantos filhos ter e sobre como vivenciar a maternidade.

A campanha conta com 4 embaixadoras que há muito tempo já inspiram pessoas, na internet e fora dela, a refletir sobre os assuntos importantes que a Ela Decide promove. Hoje, você conhecerá um pouco mais sobre cada uma delas e ainda vai poder conferir os novos vídeos da campanha.

  • Jout Jout

julia-tolezano-jout-jout-ela-decide-inovasocial-02

Além de jornalista e escritora, Julia Tolezano (mais conhecida como Jout Jout), também é YouTuber e produz vídeos em seu canal, o Jout Jout Prazer, desde maio de 2014. Hoje, Julia conta com uma audiência de mais de 1,7 milhões de espectadores no canal, onde ela fala de tudo um pouco, discute sobre assuntos “da vida adulta” e, de forma leve e descontraída, consegue abordar até mesmo temas mais densos, como relacionamentos abusivos e autoestima. Seu nome começou a ficar cada vez mais em evidência na internet a partir de fevereiro de 2015, quando foi publicado o vídeo Não Tira O Batom Vermelho – falando sobre relacionamentos abusivos. Hoje, o vídeo é um dos mais assistidos do canal, com 3,2 milhões de visualizações.

  • Juliana Alves

juliana-alves-ela-decide-inovasocial-02

Juliana Alves é atriz, já foi integrante da ONG Criola e sempre se posicionou a respeito de pautas importantes, como representatividade negra, parto humanizado e maternidade real.

“É importante que tenhamos visibilidade. Quando minhas sobrinhas pequenas veem personagens negras de sucesso na TV, elas se identificam. Como atriz, o sucesso e a repercussão do meu trabalho são instrumentos de transformação social. Sou, além de artista, uma cidadã,” disse Juliana, em entrevista à revista TPM.

  • Bella Piero

bella-piero-ela-decide-inovasocial

A atriz Bella Piero deu vida a Laura, personagem da novela O Outro Lado do Paraíso (Rede Globo), vítima de pedofilia durante a infância, que precisou lidar em silêncio com as consequências psicológicas de tal episódio, que se desdobraram até sua vida adulta. Durante o lançamento da campanha de Ela Decide, Bella ressaltou a importância de lembrarmos que existem muitas “Lauras” na vida real e que é de extrema importância lembrarmos que, quando falamos que “ela decide”, também estamos falando sobre tempo, sobre a decisão de quando iniciar a vida sexual, que é tirada de meninas e mulheres que são vítimas de abusos sexuais.

  • Gabi Oliveira

gabi-oliveira-de-pretas-ela-decide-inovasocial-02

Formada em Comunicação Social pela UERJ, Gabi tem recebido reconhecimento pelo seu trabalho no canal DePretas por Gabi Oliveira, no YouTube. Com mais de quase 300 mil seguidores, em seus vídeos ela aborda assuntos que vão desde às relações étnico-raciais a estética da mulher negra. Vencedora do concurso Youtube Nextup e atual embaixadora Seda Brasil, Gabriela está na lista de mulheres inspiradoras, da Think Olga, e já palestrou no Latin America Education Forum (LAEF), na Universidade de Harvard.


Confira abaixo os novos vídeos da campanha, com Jout Jout, Juliana, Bella e Gabi.


___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail