Conheça a artista que usou impressão 3D para celebrar grandes nomes femininos da ciência da tecnologia

Nos EUA, a maioria das estátuas públicas homenageiam homens. Das mais de 5.000 estátuas públicas do país representando figuras históricas, menos de 400 representam mulheres. E Amanda Phingbodhipakkiya, uma artista multidisciplinar com formação em neurociência e design, decidiu que seu novo projeto abordaria esse assunto.

“Toda vez que vejo outro busto de um líder militar homem, fico imaginando onde estão as mulheres, principalmente as mulheres não brancas”, diz ela. “Fiz algumas pesquisas e apenas 7,5% de todas essas figuras públicas retratadas são mulheres, o que é muito decepcionante e não reflete todas as contribuições que as mulheres deram à nossa sociedade.”

bustos-impressos-em-3d-amanda-phingbodhipakkiya-inovacao-social-inovasocial-03

Com o objetivo de corrigir essa representação desigual, Amanda trabalhou em busca de novas formas de representar as mulheres na arte pública. Assim, ela selecionou nomes de 20 mulheres influentes na ciência e na tecnologia e moldou seus bustos no Maya, um programa de software de escultura em 3D.

Os bustos retratam figuras femininas que de destacaram em diferentes indústrias e gerações, como Ada Lovelace, Barbara McClintock e Wanda Diaz Merced, Cada busto levou alguns dias para ser impresso; do início ao fim, incluindo todas as etapas do projeto, todo o processo levou oito meses para ser concluído.

Todos os bustos estão em exibição no Marjorie Barrick Museum of Art, em Las Vegas, e fazem parte da exposição Connective Tissue. As peças possuem um código QR, que encaminha o espectador para uma breve biografia de cada uma das personalidades representadas.

“Adoramos odiar códigos QR, mas essa é uma forma maravilhosa de mostrar para as pessoas quem são essas mulheres”, diz Amanda. “Quanto mais aprendermos sobre mulheres incríveis que impactaram o mundo, melhor. ”

A exposição Connective Tissue, de Amanda Phingbodhipakkiya, acontece até o dia 22 de fevereiro, no Marjorie Barrick Museum of Art, em Las Vegas (Nevada, EUA). Para saber mais, clique aqui e confira as imagens abaixo.

bustos-impressos-em-3d-amanda-phingbodhipakkiya-inovacao-social-inovasocial-01

bustos-impressos-em-3d-amanda-phingbodhipakkiya-inovacao-social-inovasocial-04

bustos-impressos-em-3d-amanda-phingbodhipakkiya-inovacao-social-inovasocial-02

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail