Conheça o ônibus com filtragem de ar que irá combater os níveis alarmantes de poluição do UK

Conheça o ônibus com filtragem de ar que irá combater os níveis alarmantes de poluição do UK

O primeiro ônibus com filtragem de ar do Reino Unido foi colocado nas ruas de Southampton (Inglaterra), com o objetivo de combater os níveis alarmantes de poluição do ar urbano.

Operado pela empresa de transporte público Go-Ahead, o veículo é equipado com um sistema de filtragem projetado para limpar 99,5% das partículas tóxicas do ar. Os cientistas dizem que o filtro, encontrado no teto do ônibus Bluestar, prende as partículas ultrafinas enquanto o ônibus se move, deixando para trás um ar quase puro.

“Queremos que este piloto mostre que os ônibus devem ser encarados não apenas como a solução para o congestionamento nas cidades, mas também como uma solução para o problema da qualidade do ar,” disse David Brown, CEO da Go-Ahead. “Como o ônibus remove as partículas ultrafinas do ar enquanto percorre sua rota, ele está ajudando a resolver os problemas de qualidade do ar da cidade. Imagine a mudança que poderíamos fazer na qualidade do ar se todos os ônibus tivessem essa tecnologia.”

Southampton foi escolhida para o piloto após a Organização Mundial da Saúde ter revelado no início deste ano que a cidade está no seu limite absoluto de poluição do ar. Em 2015, a cidade foi avisada – junto a Derby, Birmingham, Nottingham e Leeds – que deve entregar planos para lidar com toxinas do ar excepcionalmente altas. Especialistas estimam que a poluição do ar causa até 40.000 mortes prematuras por ano no Reino Unido. No mês passado, um grupo de 17 líderes da cidade pediu que o governo tomasse medidas na “crescente crise de saúde pública relacionada à poluição do ar”.

“É muito bom ver tentativas inovadoras de limpar nosso ar sujo. No entanto, isso não deve tirar a prioridade real de não causar poluição em primeiro lugar”, disse Andrea Lee, da organização ambiental ClientEarth. “Precisamos de veículos mais limpos na estrada. Por fim, gostaríamos de ver os ônibus de emissão zero sendo usados como padrão.

O peso do filtro será medido no final do teste de três meses e comparado com o seu peso antes da operação – prevê-se que o peso extra que ele ganhará indicará com que sucesso as partículas poluentes foram retidas. Assim, se o filtro se mostrar eficaz, o próximo passo da Go-Ahead será fazer com que a tecnologia seja lançada em todos os seus 4.600 ônibus.

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