Categories InovaSocial IndicaPosted on 21/03/201925/05/2022Como criar um modelo de negócio de impacto socioambiental? Uma startup de crédito para empreendedores de pequeno porte; uma empresa que cria oportunidades de reinserção de idosos no mercado de trabalho; um pequeno negócio que desenvolve a agricultura e a pecuária no semiárido nordestino. Esses são apenas alguns exemplos de um novo segmento de empreendimentos que tem crescido no Brasil na última década: os chamados “negócios de impacto social”. Atento à importância social e econômica dessa nova natureza de empresas, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vem trabalhando para dar visibilidade a essas iniciativas e prover os empreendedores sociais da infraestrutura necessária para o sucesso desses projetos. Nesse sentido, o Sebrae lançou um curso online que vai apresentar modelos de negócios de impacto socioambiental e mostrar como transformar realidades por meio do empreendedorismo com propósito. O curso já conta com mais de duas mil inscrições e está composto de 10 diferentes módulos que expõem ao empreendedor conceitos essenciais para o entendimento e a estruturação de iniciativas que procurem promover mudanças na sociedade e no meio ambiente. O curso tem carga horária de 24 horas e tem prazo de conclusão de 30 dias. A atividade é inteiramente gratuita e conta com um Certificado Digital, que é emitido ao final do curso. “Com a participação nesse curso, o público poderá ter vários insights de como abrir um modelo de negócio inovador digital ou tradicional, ganhando dinheiro, ajudando a transformar vidas e resolvendo problemas socioambientais!”, explica a especialista em inovação, Valéria Barros. O Sebrae entende os pequenos negócios sociais como iniciativas financeiramente sustentáveis com viés econômico e caráter social ou ambiental, que contribuam para transformar a realidade de populações menos favorecidas e fomentem o desenvolvimento da economia nacional. As principais características desse modelo de negócio são: a venda de um produto ou serviço que contribui para melhorar a qualidade de vida da população de baixa renda; a capacidade de auto sustentação financeira da empresa, de modo que ela não dependa de doações de recursos para as suas operações; a possibilidade de alcançar escala; o emprego da inovação no modelo de negócio e o comprometimento do empreendedor e de sua equipe em melhorar a qualidade de vida da população de menor renda. Casas para famílias carentes As recorrentes enchentes no Jardim Pantanal, na Zona Leste de São Paulo, que destruíam os móveis das famílias carentes da região, serviram de inspiração para Matheus Cardoso criar a Moradigna, empresa que faz pequenas reformas a baixo custo e com pagamento parcelado. Engenheiro por formação, o empresário emprega cinco pessoas, todos moradores da localidade e já atendeu mais de 1,5 mil clientes nos três anos de existência do negócio. Matheus conta que a cada enchente provocada pelas cheias do Rio Tietê, no Jardim Pantanal, onde morou por 20 anos, a história se repetia: móveis destruídos e casas com sérios problemas de insalubridade, por causa do mofo, entre outros fatores. “A empresa surgiu da necessidade dos moradores do Jardim Pantanal. Hoje atendemos toda a Zona Leste de São Paulo e também Guarulhos”, afirma Matheus, ressaltando que pretende, no futuro, expandir seus negócios para todo o Brasil. “Isso deve acontecer a partir de 2020.” Formado em engenharia, Matheus pretendia ganhar dinheiro para levar a família para uma região melhor, mas mudou de ideia a partir de uma pós-graduação em negócios sociais e mestrado em políticas públicas. Foi do primeiro curso que surgiu a Moradigna, cujo foco era realizar reformas em residências insalubres, como as muitas do Jardim Pantanal, principalmente entre as classes C, D e E. Hoje, de acordo com o engenheiro, cada trabalho custa em média, R$ 6,5 mil, que podem ser pagos em até 12 vezes. A empresa de Matheus, além da mão de obra, fornece todo o material de construção. Os 10 conteúdos apresentados no curso serão os seguintes: Vamos falar sobre negócios de impacto? Realidade local, clientes e mercados: análises importantes para começar seu negócio Testes de mercado: hora de ir para a rua e ver se seu modelo é viável Construa o seu modelo de negócio a partir do Canvas Um negócio de sucesso é feito por pessoas! Gerenciamento de riscos: controlando as incertezas do seu negócio Aspectos jurídicos do negócio Finanças: como definir a gestão e buscar financiamento Marketing e posicionamento da marca: a importância da comunicação Pitch: como apresentar seu negócio de forma assertiva Para fazer sua inscrição e obter mais informações sobe o curso, clique aqui. Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para [email protected]. Compartilhe esse artigo: