Câncer de mama, inovação e futuro

Câncer de mama, inovação e futuro

Você sabia que o câncer de mama é o câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo? Para iniciar este Outubro Rosa a redação do InovaSocial preparou uma seleção especial de TED Talks para você ampliar o seu conhecimento sobre este assunto e entender como a inovação se relaciona com essa questão. Tudo isso através de pesquisadores de área, médicos, tecnólogos e até um dançarino, que compartilham suas perspectivas – e aprendizados – sobre esta doença.

Experimentos que apontam para uma nova compreensão do câncer

Durante décadas, a pesquisadora Mina Bissell perseguiu uma ideia revolucionária: que uma célula cancerosa não se torna automaticamente um tumor, mas depende das células vizinhas (seu microambiente) para obter pistas sobre como se desenvolver. Ela compartilha os dois experimentos-chave que provaram que a sabedoria predominante sobre o crescimento do câncer estava errada.

Um teste que detecta 3x mais tumores de mama e por que não está disponível para você

Trabalhando com uma equipe de físicos, a Dra. Deborah Rhodes desenvolveu uma nova ferramenta para detecção de tumores que é 3 vezes mais eficaz que as mamografias tradicionais para mulheres com tecido mamário denso. As implicações de salvar vidas são impressionantes. Então, por que não ouvimos falar sobre isso? Deborah compartilha a história por trás da criação da ferramenta e os fatores que a impedem de ser amplamente utilizada.

Como será o futuro da detecção precoce do câncer?

Junto com uma equipe de tecnólogos e cientistas, Jorge Soto está desenvolvendo um teste simples, não invasivo e de código aberto que procura sinais precoces de múltiplas formas de câncer. Nesta apresentação, ele demonstrou pela primeira vez um protótipo funcional da plataforma móvel.

O toque de um médico

A medicina moderna corre o risco de perder uma ferramenta poderosa e antiquada: o toque humano. O médico e escritor Abraham Verghese descreve nosso estranho novo mundo onde os pacientes são meros pontos de dados e pede um retorno ao tradicional exame físico individual.

Às vezes é bom desistir do lugar do condutor

Ao longo dos anos, a pesquisa mostrou um fato contra-intuitivo sobre a natureza humana: às vezes, ter muitas opções nos torna menos felizes. E isso pode até ser verdade quando se trata de tratamento médico. Baba Shiv compartilha um estudo fascinante que mede por que a escolha abre a porta para a dúvida e sugere que ceder o controle — especialmente em decisões de vida ou morte — pode ser a melhor coisa para nós.

__

Imagem Destaque: Mary Long /Shutterstock

Compartilhe esse artigo: