Como lidar com suas maiores distrações no home office

Como lidar com suas maiores distrações no home office

Oferecer acordos de trabalho flexíveis pode ser um benefício muito eficaz para atrair e reter talentos. Para os empregadores, o benefício é que as pessoas que trabalham em casa tendem a ser mais produtivas e felizes – de acordo com um estudo da Porch, um site que conecta donos de casa a profissionais de serviços domésticos. No entanto, em nossa casa existem certas distrações a serem superadas que nem sempre acontecem no escritório.

Segundo a Porch, a maior distração é a televisão. 76,1% dos funcionários remotos trabalharam com a TV ligada. O próximo item da lista é fazer tarefas pessoais durante o horário de trabalho, onde 64,6% dos funcionários remotos admitem fazer coisas como pagar contas ou fazer compras online durante o tempo em que “deveriam” estar trabalhando. Outras distrações incluem tomar banho, fazer tarefas de casa, fazer exercícios e sair para tomar café, com 27,6%.

“Muitos funcionários se pegam fazendo a maioria dessas coisas, mas também são muito mais produtivos,” diz Chris Lewis, gerente de projetos da Porch. “Você pode se sentir mais inclinado a fazer uma pausa quando não está na frente de outras pessoas e, depois de entrar nesse mindset mais relaxado, essa pausa pode servir como um impulso extra para seguir durante o dia.”

Mas, assim como no escritório, as distrações podem ser prejudiciais. Se você é do tipo de pessoa que pode fazer algumas tarefas, encontrar um amigo para tomar um café, ir à academia e ainda concluir seu trabalho no meio de tudo isso, não há problema em ter flexibilidade. Mas se você é do tipo que não consegue concluir tarefas de trabalho porque suas atividades pessoais estão interferindo, é preciso se organizar um pouco mais.”

Aqui estão quatro formas de se manter produtivo enquanto trabalha em casa:

1. Defina horários de trabalho

Um acordo de trabalho flexível pode significar horários flexíveis, mas se você não for bom em focar no trabalho e seu desempenho estiver lento, será preciso tratar seu home office como um escritório comum e definir horários de trabalho estruturados.

Crie um contrato consigo mesmo, como “O trabalho começa às 8h e termina às 17h, e eu tirarei uma hora para o almoço”. Crie e mantenha limites com você mesmo, considerando sua personalidade e permitindo que você seu desempenho seja o melhor possível.

Decida quais distrações são permitidas durante seu horário de trabalho e quais não são. Talvez você se permita lavar roupa ou assistir televisão apenas durante sua hora oficial de almoço, por exemplo. E talvez possa criar um acordo consigo mesmo em que marcar compromissos médicos durante o horário de trabalho seja ok, mas fazer as unhas não. Você deve ser honesto consigo mesmo e entender como as tarefas pessoais te distraem e então decidir mudar esses hábitos.

2. Gerencie as distrações

Se você trabalha em casa ou em um escritório, o problema com as distrações é que estamos condicionados a procurá-las. Nosso ambiente típico enfraquece nossa atenção, nossa atenção é desviada a cada dois minutos com coisas como notificações no celular e emails, por exemplo. Nós nos habituamos à distração. Todos nós sofremos com isso; não importa onde.

A solução é gerenciar sua atenção. Isso envolve foco, mindfulness, single-tasking e a habilidade de estar presente e seguir o fluxo. Gerenciamento de atenção é o antídoto para a distração constante.

A primeira coisa a fazer é controlar seu ambiente e criar limites. Se outras pessoas estiverem em casa quando você estiver trabalhando, certifique-se de que elas sabem quando você não deve ser incomodado. Crie limites em torno de seu ambiente. Se você honrá-los, outros o farão.

Sente-se e faça uma lista com suas piores distrações e depois escreva suas próprias regras sobre como combatê-las. Qual será o seu acordo pessoal consigo mesmo? Quando você parar de fazer essas coisas e se recusar a romper seus próprios limites, você se tornará mais bem sucedido e mais produtivo .

Ter disciplina é estar ciente de suas fraquezas e criar regras sobre o que você pode e não pode fazer durante o dia.

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3. Gerencie a tecnologia à sua volta

Além disso, controle melhor a tecnologia à sua volta. Quanto mais permitimos que a tecnologia nos interrompa, mais nos acostumamos com isso. E assim ela segue corrompendo e cortando nossa atenção.

Recupere seu foco fechando e-mails e, se possível, trabalhando no modo offline. Silencie o seu smartphone ou acione a função “não perturbe”. Faça apenas uma coisa de cada vez. Se precisar, defina um temporizador e comprometa-se a fazer apenas uma coisa por 20 a 45 minutos, por exemplo. Talvez seja difícil manter o foco por mais tempo que isso; você fica com sede, precisa se alongar ou pode começar a querer checar as notificações no celular ou sua caixa de entrada. E tudo bem também, saiba que fazer pausas também é muito importante.

4. Programe pausas

A melhor forma de trabalhar é se concentrar na tarefa à sua frente e depois fazer uma pausa. O intervalo tem que ser uma atividade diferente; se o seu trabalho é escrever, não faça uma pausa que envolva a leitura, essa não é uma quebra grande o suficiente para o seu cérebro. Em vez disso, saia para passear com seu cachorro, vá lavar roupa ou lave uma louça.

Todo mundo tem a mesma quantidade de tempo, todos os dias. O tempo não é o problema, mas sim as distrações. Você precisa de soluções para gerenciar melhor suas distrações, não seu tempo.

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