Categories Economia ColaborativaPosted on 02/05/201722/06/2022Economia Colaborativa: o que é e como ela vem mudando a forma como nos relacionamos De forma resumida, Economia Colaborativa é um ecosistema socio-econômico construído em volta do compartilhamento de recursos físicos e intelectuais. O que inclui o compartilhamento da criação, produção, distribuição, troca e consumo de bens e serviços disponibilizados por diferentes pessoas e organizações. A Economia Colaborativa é algo relativamente novo e vem sido conhecida principalmente pelo surgimento de diversos serviços e start-ups que possibilitam diferentes negociações entre pessoas físicas. E isso é apenas o começo. Alguns exemplos de projetos que usam a Economia Colaborativa como base: Airbnb Uber DogHero Tem Açúcar? A ideia parece simples, mas, para que esse sistema funcione, ele precisa ter algo que é essencial: Pessoas. Pessoas são o coração da Economia Colaborativa: aqui, falamos de cidadãos ativos, que participam de suas comunidades e da sociedade em geral. Os integrantes da Economia Colaborativa são indivíduos, comunidades, empresas, organizações e associações, todos inseridos em um sistema de compartilhamento eficiente, ao qual todos contribuem e se beneficiam. São as pessoas que fornecem os serviços e os bens; são os criadores, colaboradores, produtores e os distribuidores. Nesse sistema, pessoas criam, colaboram, produzem e consomem. E, por causa desse ponto principal, a Economia Colaborativa vem mudando a forma como o ser humano se relaciona entre si, devolvendo a proximidade muitas vezes ausente nessa Era Tecnológica e com a vida nas grandes cidades. Ao invés de se hospedar em um hotel, que tal ser recebido em casa por um anfitrião local? E o que você acha de compartilhar itens com a sua vizinhança? Da xícara de açúcar ao carro, tudo é possível quando pessoas se incluem no ciclo da Economia Compartilhada e se dispõe a colaborar e consumir. ___ Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para [email protected] Compartilhe esse artigo: